domingo, 12 de setembro de 2010

Indisciplina, Calote e Dramaturgia.


*Do brother @urublog Arthur Muhlemberg

Injustiça: Cone tem sido um dos melhores nos treinos, mas Silas não lhe deu uma chance.

Foi lamentável sob todos os aspectos a atuação do Flamengo diante dos fraquíssimos genéricos baianos. Perdido lá atrás, sem criatividade no meio e inofensivo no ataque, o Flamengo conseguiu jogar pior que um time sem técnico. Diferentemente dos jogos anteriores o Flamengo dessa vez não pregou aos 30 do segundo tempo. Pregou aos 30 minutos do primeiro tempo. Se nem correr os caras tão conseguindo, fica muito difícil conseguir jogar bola.

O Pet é o melhor exemplo disso, mortinho, fora de jogo, teve atuação canhestra e uma saída ridícula. É uma vergonha para um jogador da sua idade tal comportamento. Admito que a idade é um inimigo formidável, mas que pode ser neutralizado com a preparação física adequada. Já os demônios da vaidade sérvia que às vezes assumem o controle da mente do jogador só se combate com banco e multa.

A liberalidade própria das casas de mãe joana que durante muito tempo foi o modus operandi no nosso departamento de futebol derrubou recentemente Cuca e também foi um dos componentes na queda de Andrade. Sobre Silas já pairava a acusação de que seu recente fracasso na direção técnica das tricoletas do Uruguay do Norte foi porque ele “perdeu o vestiário”. Não entendo perfeitamente o sentido dessa expressão regional que, provavelmente, é própria do jargão dos campeonatos de par ou ímpar. Mas deduzo que ela coloque em suspeição a capacidade do nosso treinador na parte disciplinar.

Então é melhor que Silas resolva rapidamente essa encrenca jogando duro com o Pet e cortando a palhaçadinha antes que vire zona. Não pode deixar essas coisas crescerem como no ultimo ataque de pelanca do sérvio, ao ser substituído por Vinicius Pacheco (concordo que é um atenuante) no épico Fla-Flu da TG.

Se percebe à olho nu que o envelhecido time do Flamengo precisa de mudanças radicais. Na armação tática, na formação e na maneira de encarar o mundo. Tenho grande apreço ao Willians, pela guerreiragem. E só. Acho gravíssimo que ele, com suas conhecidas limitações técnicas, venha sendo repetidas vezes o melhor jogador do time. Imagine então o meu espanto quando Kleberson ganhou suite Champion e o Motoradio ontem.

Me perdoem o mau gosto do exemplo, mas no ano passado o reprovável Florminense só escapou do seu quarto e merecido rebaixamento quando mandou suas estrelas de altos salários e baixo rendimento pra tonga da mironga do kabuletê e efetivou uma molecada com fôlego e sangue no olho. Se considerarmos aonde a provecta média etária do elenco está lebvando o nosso time solução semelhante talvez seja inevitável. É bom que Silas e que os nossos moleques saibam que a hora é de quem faz e não de quem espera acontecer.

Não poderia deixar de comentar entrevista de Andrade no Esporte Espetacular. Na humildade da minha opinião, que não quer ser melhor de que a de ninguém, e noves fora a moda do mashup da dramaturgia com o telejornalismo e a corajosa abordagem ao tema do racismo no futebol, a entrevista trouxe apenas um assunto de interesse jornalístico ao torcedor do Flamengo.

A de que Andrade ainda não recebeu a premiação pela conquista do Hexa e nem o salário de Abril. É uma vergonha para o clube ser apontado como caloteiro pela televisão. Além de ser uma desconsideração com um dos maiores da nossa história. Não há desculpas para esse atraso. É bom que os responsáveis resolvam isso imediatamente.

Agora mesmo me perguntaram no twitter (@urublog) se eu apoiava a campanha Volta Andrade e eu disse que não. Acho Andrade um ótimo treinador, melhor que o Silas, mas sei que não é voltando à Gávea que ele receberá o respeito que merece. Santo de casa não faz milagre e no Flamengo menos ainda. Tomara que a entrevista, que pra mim fragilizou excessivamente um profissional, sirva para lembrar ao próximo cartola maluco que demitir o técnico que Andrade está na pista.

Desejo ao Andrade todo o sucesso que ele merece e que o Flamengo precisa.

PS: O Urublog tá concorrendo ao Bi do Prêmio Top Blog, galera. Ali no canto direito tem o link pra você dar essa força e votar na gente. Pros preguiçosos eu coloco o link aqui também. Agradeço desde já a moral. Galera, já tamos em 5o lugar na classificação geral, valeu. Mas não tô acreditando que vamos ficar atrás do blog Papo Calcinha. Dá uma força aí, isso não é posição digna pra quem fecha com o certo.

Urublog no Twitter: http://twitter.com/Urublog

Liga Urublog no Cartola FC: http://cartolafc.globo.com/liga/urublog

Meu Perfil no Cidadão Rubro-Negro: http://www.cidadaorubronegro.com.br/restrito/perfil/09b5bd5b-a8a1-4a62-9b4f-abb0e5997c82

Perfil novo no Orkut: http://www.orkut.com.br:80/Main#Profile?uid=18041464182690924881&rl=t

Comunidade do Urublog no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39866197

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários