segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Um resultado, dois sabores

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Foi um jogo emocionante, o que não necessariamente signifique ter sido um espetáculo.

Assim defino o Fla x Flu de ontem.

Os primeiro minutos do clássico foram preocupantes. Tal qual na partida contra o São Paulo, tomamos um gol logo no início da partida em mais uma falha de posicionamento de nossa defesa, algo recorrente. Ao se considerar as últimas atuações e por se tratar de um clássico, o gol sofrido logo nos primeiros minutos desenhava um panorama dos mais preocupantes.

Porém bem diferente do que vinha ocorrendo nas últimas rodadas, a equipe apresentou-se de forma muito mais madura. E mesmo após o gol, manteve um equilíbrio elogiável dentro de campo.

Mostrou-se agressiva como há alguns jogos não conseguia se apresentar. Não foi aquela equipe recuada, pressionada, de partidas passadas. Buscou suas jogadas, criou situações, ganhou disputas de bola, divididas. A ponto de não apenas conseguir o empate como também a virada ainda no primeiro tempo.

Deivid enfim desencantou em um gol típico de atacante de área, depois de uma jogada de insistência de Kleberson. David também marcou o seu o que, até aquele momento, faria da atuação do zagueiro algo sem maiores ressalvas.

O primeiro tempo Rubro Negro, mesmo não sendo brilhante, foi de vontade, garra, de um time que não se abalou com o revés e que alcançou com justiça um resultado positivo. Foi um Flamengo mais batalhador, ainda que cometendo erros.

Mas veio o segundo tempo; E o sabor da vitória começou a ficar mais amargo.

Três aspectos são relevantes para que o Flamengo tenha sido dominado na segunda etapa: O primeiro deles, a mudança feita pelo técnico do Fluminense. O meio campo começou a ser dominado pelo adversário, a marcação Rubro Negra já não tinha o mesmo ímpeto – como sempre Willians, amarelado, dava mais espaços - e o segundo gol adversário sai em uma jogada em que há a dupla combinação “marcação frouxa no meio, falha de posicionamento na defesa”.

Mesmo sem estar em sua plena forma e acusando ainda uma contusão ocorrida no primeiro tempo, Renato também deixou para desencantar nesse clássico: Dois minutos depois do empate, acertou daqueles chutes que nos relembrou seus velhos tempos com a camisa do Flamengo: Um golaço! Bola indefensável.

Então veio o segundo ponto relevante: A necessidade de substituições. De uma só vez, Silas queimou duas alterações, ambas por contusão. O time já dava sinais claros de cansaço, mas as modificações por ordem médica foram necessárias. Isso limitou uma possibilidade de alteração tática na equipe, principalmente dos jogadores de meio campo.

E não demorou, a defesa novamente falhou em jogada de bola parada e sofremos o empate.

Quando entra o terceiro ponto: A partir do novo empate, o que se viu foi um time sem pernas correndo atrás da bola, tentando se segurar.

No resumo da obra, o Flamengo mostrou alguns pontos importantes de evolução: Enquanto teve pernas esteve mais bem postado do que em partidas anteriores, o ataque parece ter voltado aos eixos, é uma equipe mostrando vontade: Buscou o empate duas vezes contra o Vitória, lutou até o final para virar contra o Prudente e ontem lutou novamente buscando do resultado contra o Fluminense.

Mas ontem a equipe errou bastante na defesa, principalmente nas jogadas de bola parada - quase todas foram de algum perigo ao gol do Flamengo - além do fôlego ter acabado cedo demais. E isso custou caro ao Flamengo.

O empate acabou sendo pouco e bastante preocupante em termos de classificação. Pior é imaginar que contra o sempre complicado Grêmio, em Porto Alegre, um novo empate não seja mal negócio, mesmo sendo urgente a necessidade de nova vitória.

Será outro jogo em que correr apenas 60 minutos pode não ser perdoado

“Com Zico, pelo Flamengo”

Um grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários