segunda-feira, 30 de agosto de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

A dura missão de Silas

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Minha tarde de domingo começou na base da boa expectativa. Quando surgiu a confirmação de que Silas era o novo técnico do Flamengo, ficou ainda mais óbvio que o atual Flamengo comandado por Zico tem um perfil renovador. Silas é uma aposta? Obviamente que sim, como qualquer outro treinador o seria. Mas é uma aposta que merece respaldo.

Só que a missão do novo técnico é das mais complicadas.

Influenciado pela notícia do novo técnico, aguardei ansioso pelo início de Guarani e Flamengo, acreditando em uma vitória. E à medida que o Flamengo tinha maior posse de bola, criava algumas oportunidades com as armações de jogada do habilidoso Diogo, arriscava de fora da área, era de se esperar os três pontos.

Não era – e não foi em nenhum momento da partida – um Flamengo brilhante. Mas tinha um mínimo de organização, uma melhora na armação das jogadas (sobretudo enquanto Diogo esteve em campo). O Guarani só conseguia alguma jogada em contra-ataques. E o gol ao final do primeiro tempo serviu para tranqüilizar ainda mais.

No segundo tempo houve ainda mais posse de bola. O Flamengo, time que mais erra passes nesse campeonato, tocava com certa qualidade. As chances para o gol que praticamente liquidaria a vitória foram surgindo. Mas faltou qualidade na conclusão, faltou qualidade a Val Baiano.

Não à toa, também temos o pior ataque da competição.

Mesmo Marcelo Lomba fazendo sua parte, mostrando mais uma vez que temos sim um goleiro de qualidade e com potencial ainda maior, o futebol castiga. Castiga quem não tem competência para marcar, castiga quem não tem fôlego para uma partida inteira, castiga quem fica desatento em um momento crítico quanto o fim de uma partida: Em dois lances nos acréscimos tomamos os gols.

Uma partida que esteve em todo o tempo em nossas mãos.

Silas tem um trabalho árduo à sua frente. O Flamengo é um time que precisa de identidade, padrão de jogo. Mais: Precisa recuperar a forma física, a credibilidade e a confiança de cada um de seus jogadores. Uma derrota como a de ontem deixa muito claro que o problema é mais amplo.

A conjunção de todos esses fatores faz com que o Flamengo continue sofrendo de grave crise técnica. Todos do atual elenco têm potencial muito acima do que tem sido mostrado dentro de campo, raras são as exceções.

Tudo o que se deveria fazer, foi feito: Novos jogadores, novo técnico, novo preparador físico. Toda a base de uma reformulação está montada, o que falta agora é tempo e a paciência da torcida.

O problema é que em um clube como o Flamengo, ainda mais com uma campanha tão ruim se comparada ao Hexacampeonato, tempo e paciência de torcedor são duas coisas escassas.

Ainda assim, desejo todo o sucesso do mundo ao Silas e à nova comissão técnica. Tenho certeza que a Nação Rubro Negra espera e acredita na competência de vocês.

“Com Zico, pelo Flamengo”

Um grande abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários