segunda-feira, 26 de julho de 2010

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA
Hermínio Correa

Pobre Flamengo

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Decepcionante. Essa é a definição que tenho para a atuação do Flamengo em Porto Alegre. Não simplesmente pelo resultado ou pela queda na tabela. Digo isso pelo futebol apresentado mesmo: pobre, inexistente, sem criatividade. Pela atuação de ontem, não havia um resultado mais coerente, embora Rogério tenha dado entrevistas afirmando ter sido um resultado “injusto”.

Tenho que discordar e muito de nosso treinador, que aliás anda exigindo "mais sorte" onde na verdade precisa-se de competência, qualidade.

Isso porque continuamos sem um meio campo criativo, fato que não vem de agora e que temo que persista caso a solução encontrada seja apenas a entrada de Renato Abreu (quando estrear). Em algumas partidas, Petkovic ainda conseguiu suprir essa carência com toda sua categoria. Ontem, muito ao contrário, simplesmente sumiu. O Internacional demonstrou muita competência em sua proposta de jogo: Muito marcado e pouco inspirado, Pet não rendeu como em outros jogos.

A forte marcação colorada também complicou bastante nossa saída de bola na defesa. Com isso, os erros de passes surgiram, gritantes, aos montes: Ligação para o ataque só à base de chutões. Troca de passes apenas entre zagueiros e um nervoso Marcelo Lomba. O Flamengo não teve qualidade alguma para trabalhar a bola. E justamente por isso pouco - ou nada - criou.

Pode-se dizer que o Internacional, sem boa parte de seu time titular, não tenha sido tão brilhante criando chances tão mais claras além do gol. Mas teve o grande mérito de marcar forte, anular nossa saída já em nosso campo de defesa, ganhar praticamente todas as disputas de bola, forçar nosso erro. Saiu de campo com uma vitória que não surgiu por "sorte", mas por um mínimo de obediência à sua proposta de jogo. Justo.

Essa é a grande preocupação que deveria ter o Flamengo após uma partida como a de ontem: O resultado em si foi mínimo e até normal se olharmos apenas as circunstâncias. Mas a postura desse elenco titular do Flamengo diante de uma partida um pouco mais complicada, contra um adversário melhor montado, expõe as fraquezas desse time de forma preocupante, assustadora.

Sem um elenco à altura daqueles que nesse momento concorrem ao título, sem opções disponíveis no banco de reservas capazes de mudar o panorama de uma partida, sem grandes jogadores à espera de regularização para estrear: É com esse pobre panorama que saímos de Porto Alegre carregando mais uma derrota.

O torcedor tem lá seus motivos para estar desconfiado. E se há solução para isso, não chegou à Gávea ainda. Sabemos que não nos faltou simplesmente "mais sorte": Falta qualidade, competência.

E sem isso, fica difícil esperar muito do Flamengo nesse Campeonato Brasileiro.

Grande Abraço, até segunda e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários