sábado, 29 de maio de 2010

O ABRAÇO DO URSO

Em alguns momentos na vida a pior alternativa é ficarmos inertes, sem tomarmos atitude. Nem sempre aquele que te abraça é teu amigo e o que te critica, teu inimigo.
A Presidente Patricia Amorim teve que montar um enorme arco de alianças para chegar ao poder. Isso é fato e não há como retroagir no tempo nem tampouco desconsiderar. O que não podemos esquecer é que o cargo de mandatário do maior clube do Brasil é político e os interesses que orbitam ao seu redor são incontáveis, cabendo a ele as decisões finais relativas a um sem número de ações: quem contratar, quem colocar na vitrine do futebol, qual técnico escolher, quando vender os direitos do passe de um jogador revelação, qual estádio irá sediar as partidas do time, etc. Todas essas operações significam dinheiro, cifras volumosas e óbviamente que - onde tem dinheiro envolvido - tem gente querendo levar vantagem.

Esse arco de alianças montado pela Presidente para conseguir eleger-se, ressuscitou alguns personagens que estavam esquecidos na história do Clube e que possivelmente não teriam mais vôo próprio sozinhos. Se uniram ao frescor, à proatividade e à juventude da candidatura de uma ex-atleta com bom trânsito em toda a Gávea para, abraçando-se a ela, chegarem ao poder novamente. Até aí, nada demais, ninguém é tão ingênuo ao ponto de não saber quais alianças celebrar e como comprometer-se com elas.

Existe uma estratégia em política que acontece da seguinte forma: se você não tem chances eleitorais reais para assumir o posto maior numa eleição direta (pode ser presidente de um clube, de uma associação de moradores ou até de um país) escolhe um ícone de boa imagem e bom desempenho eleitoral , alia-se a ele para alcançar o comando e ao lá chegar, não somente passa a dividir todas as benesses e bônus da vitória, como muitas vezes a dirigir as ações, influenciando em todos os setores. Vários Presidentes da República já se queixaram das concessões que são obrigados a fazer aos aliados, sendo prejudicados nos seus próprios mandatos pelas cobranças absurdas que são executadas incessantemente por aqueles que estão “ao seu lado”. Alguns desses elementos vão mais além e conseguem tramar a queda daqueles que ajudaram a eleger, deixando a imagem destes desgastar-se perante a opinião pública, criando celeumas nos bastidores, dividindo o próprio grupo do qual fazem parte, numa ação maquiavélica de luta pelo poder. Assim, muitos impeachments acontecem , guindando ao posto de mandatário, pessoas que não teriam a menor possibilidade para conseguir eleger-se pelo voto direto. É a famosa eleição indireta.

Não quero aqui fazer nenhum tipo de afirmação de que este tipo de estratégia poderia estar em curso na Gávea. Até porque não conheço as pessoas que fazem parte da Diretoria escolhida pela Presidente para comandar os destinos do Clube e portanto, seria leviano fazer qualquer afirmação nesse sentido. Estou dissertando somente sobre hipóteses.

Porém, a luz amarela está acesa. Nas últimas semanas constatei que várias listas de discussão e blogs ligados ao Flamengo já solicitavam o impeachment da Presidência, as críticas sobre a falta de atitude pipocavam em todos os lados. Sei das boas intenções que tem a nossa dirigente maior e vejo-a num momento crucial da sua administração: ou chama para si toda a responsabilidade de governar ou ficará com o seu poder cada vez mais fracionado e incipiente a ponto de enfraquecê-la perante a opinião pública. Um desastre no futebol do Flamengo, interessa a muita gente, a figura do “salvador da pátria” está sempre presente no inconsciente coletivo.
Não devemos esquecer que uma boa administração de Patricia Amorim, não somente a credencia a continuar à frente dos destinos do Clube, como a torna virtual candidata a qualquer outro cargo público no Rio de Janeiro onde a massa rubronegra representa mais de 50% da população. Ou será que nunca ninguém pensou nisso?
Por outro lado, a sua derrocada administrativa no Flamengo, representa também o seu sepultamento político... Deixa de ser Presidente do Flamengo, deixa de ser vereadora e por aí vai...
Abre o olho Presidente, porque os interesses envolvidos nesse jogo (políticos, eleitorais, financeiros) são muito maiores do que aquilo que aparentam. Torço pelo êxito do Flamengo, que é o seu êxito, neste momento.
Cuidado com o abraço do urso!

Flamengo Net

Comentários