terça-feira, 16 de março de 2010

O limite da intolerância

*Por Vinicíus Paiva

Prezados amigos do Blog da Flamengo Net,

A boa fase pela qual atravessa o Clube de Regatas do Flamengo dentro de campo contrasta com um momento extremamente delicado vivido - pelo menos na figura de seus jogadores – fora das quatro linhas. É fato público e notório que alguns dos jogadores do Flamengo por vezes tomam atitudes que não condizem com a condição de ídolo do maior time do futebol do mundo, ao cabo que é ainda mais flagrante a má vontade que muitos veículos da mídia tem perante o clube, sempre tentando aumentar ou mesmo cultivar crises no seio do elenco rubro negro. A linha entre o certo e o errado é, por vezes, tênue. Seria Vagner Love um bandido simplesmente por ter crescido numa comunidade pobre e conhecer traficantes destes morros? Adriano seria um lunático capaz de mandar amarrar a noiva em uma árvore ou simplesmente teve uma briga normal com a noiva, aumentada diversas vezes pelo fato de ele ser a celebridade que é? E o goleiro Bruno achar normal “sair na mão com uma mulher”? É aceitável?

Cabe a nós tacarmos pedras ou afagarmos egos e personalidades como estas?

Confesso que não sei. Só sei que por muitas vezes parece fácil atirar pedras no telhado do vizinho quando o nosso próprio telhado é de vidro.

Independente dos inúmeros hipócritas que posam como “guardiões da moralidade” da sociedade brasileira, a coisa se torna muito séria quando um destes idiotas possui nas mãos um veículo de mídia onde suas palavras se tornam públicas e atingem um grande número de leitores Brasil afora.

Refiro-me ao senhor Marco Aurélio D’Eça, colunista de política (!!) do portal da TV Mirante, afiliada da Rede Globo (!!!) no estado do Maranhão – uma das empresas do império dos Sarney.

Este senhor, no auge de uma petulância que beira o racismo, escreveu – frisa-se, num portal vinculado à Rede Globo – uma coluna de ataque explícito ao Clube de Regatas do Flamengo e à sua torcida, que pode ser acessada no link a seguir: http://colunas.imirante.com/marcosdeca/2010/03/15/o-flamengo-parece-um-antro-de-marginais/

É importante deixar claro que se trata de um alienígena no que tange ao comentário esportivo da TV Mirante, pois, como demonstram os links a seguir, os despautérios escritos por este indigente costumam se limitar à análise política do seu estado:

http://colunas.imirante.com/marcosdeca/

http://imirante.globo.com/blog/

Transcrevo, pois, alguns dos absurdos:

O Flamengo parece um antro de marginais” (título da coluna)

O centro-avante Adriano é um cachaceiro marginal e descontrolado, protegido pela mídia flamenguista”

Wagner Love é marginal mesmo – no sentido social do termo - destes que participam de festas com traficantes e acham normal a convivência”

“Até os dirigentes do clube – incluindo a atual presidente – têm o sotaque da gíria malandra carioca, de gente que gosta de bagaceira e festança baixo nível. Este é o Flamengo, parece um antro de marginais”.

O sr. Marco Aurélio foi tão irresponsável em suas palavras que chegou a ofender a torcida do Flamengo, por meio de palavras censuradas pelo próprio autor posteriormente, como pode-se verificar na nota de rodapé:

Texto modificado às 16h55 por conter agressões injustas e desnecessárias à torcida do Flamengo. Mantêm-se a opinião apenas em relação aos jogadores. à Torcida, minhas desculpas

Arrependimento? Qual o quê! No dia seguinte (hoje, 16/03/2010), o autor, já num tom mais ameno, tentou ratificar suas verborragias com o seguinte texto:

http://colunas.imirante.com/marcosdeca/2010/03/16/as-verdades-sobre-os-jogadores-do-flamengo-doeram-na-alma/

Neste, o colunista tenta se defender por meio de um discurso de intolerância ao tráfico de drogas e à conivência com o mesmo. Idéias que poderiam até ser consideradas corretas, não tivesse o autor, mais uma vez, se descontrolado e demonstrado todo o ódio que sente pela torcida do Flamengo, por meio da seguinte frase: “Se a torcida do Flamengo acha isso normal e até gosta, tudo bem - não se pode exigir muito dela”.

Se não se pode esperar vida inteligente num conglomerado de mídia que pertence a uma das últimas oligarquias brasileiras, a torcida do Flamengo pode, e deve, protestar contra tamanho despautério partindo de uma afiliada da TV Globo, parceira histórica do Flamengo e de todos os grandes clubes do Brasil.

O e-mail do infeliz é marcoaureliodeca@mirante.com.br . Mas se eu puder fazer uma sugestão, seria a de não darmos mais tanta mídia a este deslumbrado. Apenas demonstrar nosso repúdio perante suas contratantes (TV Mirante - http://imirante.globo.com/paginas/emails.asp e Rede Globo - http://falecomaredeglobo.globo.com/).

E-mails para a coluna: viniciusflanet@gmail.com

Flamengo Net

Comentários