quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Um erro e uma triste constatação

Por Paulo Lima (Nova York), no blog Mengão Sem Fronteiras (site oficial do Flamengo)
.
Há algumas semanas, trouxe ao conhecimento do público rubro-negro, especialmente o que mora nos EUA, a feliz informação de que ao menos 4 jogos do Flamengo na primeira fase da Libertadores seriam transmitidos pela Fox Sports en Español, detentora dos direitos de transmissão da competição para esse país. Veja no blog do Mengão Sem Fronteiras.
Ledo engano.
Ingênuo, meu erro ocorreu por achar que a grade da emissora era global. A grade que vi era a do México, nação tão futebolística quanto a nossa. Não quero ter a pretensão ou a paciência de tentar entender os critérios, já que nós, brasileiros, aqui, somos minoria frente a mexicanos. No mais, o canal é comandado por argentinos, o que já explica a relegação dos times do Brasil a segundo plano sem a necessidade de pormenores.
Em suma, Fla x U. Católica, assim como os próximos 2 jogos da 1a fase, só serão vistos por aqui às 11h da manhã do dia seguinte. Foi o horário que nos deram. E pronto.
O drama, ao visto, não é nada recente, e nem exclusivo do Mais Querido. Amigos tricolores do RJ e SP, colorados e cruzeirenses têm bronca de só terem se livrado da internet nas boas campanhas entre 2005 e 2009 a partir das quartas-de-final. E olhe lá.
E pois é. Agora vamos virar reféns das instabilidades virtuais, vamos suplicar pela bondade e pela solidariedade flamenga por uma senha que nos permitirá uma qualidade de imagem mais razoável, sem muitos contratempos. Tal como se fazia há duas décadas, na era pré-PPV, quando a luta era por um sinal da parabólica que permitia pegar a Globo de outro estado que passava o jogo do Flamengo no Rio.
Em tempos de DVR, TV digital, transmissão pela internet, no celular, como é possível que a MAIORIA dos flamenguistas, que não reside no estado no Rio, fique sem poder ver o time na principal competição da temporada? O fenômeno, ao visto, não é só por aqui. Tem acontecido com rubro-negros fora do Rio, em situação relatada até pelo nossa Agência Fla .

A curto prazo, só vejo duas alternativas para uma solução.

1) Uma negociação das Organizações Globo, detentora do direito de transmissão para o Brasil, que estenda a emissão à internet. Imagina condicionar isso à adesão em massa da Nação Rubro-Negra ao Globo.com? Eles já têm feito isso para a Liga dos Campeões. Não custaria muito mais aplicar a mesma medida à Libertadores. E, de preferência, estender isso para fora do país. É um negócio da China.

2) Uma iniciativa, do Flamengo, em procurar a Conmebol para negociar a transmissão dos jogos via internet (FlaTV?). Ciente dessa dificuldade de acesso de 80% dos rubro-negros mundo afora, e com um plano de adesão bem costurado (se cobrassem até que fosse uns R$ 100, R$ 200/mês, valeria MUITO a pena para o torcedor desesperado - façam a conta quanto seria arrecadado se, por baixo, uns 10 mil rubro-negros aderissem), não só compensaria o valor a ser desembolsado, como também ajudaria os cofres do clube. Isso não tiraria o público da TV, já que essa está restringindo seu mercado. Pelo contrário: afastaria a galera dos Justins da vida, grande vilão das redes que pagam, e caro, para transmitir as partidas.

Seria muito difícil nós, rubro-negros exilados do Rio, nos mobilizarmos e tentarmos interceder a quem poderia resolver a questão? A lista que subscreveria a esse apelo certamente já é um mercado consumidor de alto potencial. Só não vê quem não quer.

Mande seu e-mail para mengaosemfronteiras@gmail.com e vamos tentar fazer alguma coisa por nosso direito de ter a alegria de ser - e ver - rubro-negro.

Flamengo Net

Comentários