domingo, 21 de fevereiro de 2010

A hora é de incentivar. Magnética de todo o mundo, uni-vos !

* Por Victor Esteves, direto do Buteco do Flamengo

Uma das grandes vantagens dos blogs que discutem futebol é a possibilidade dos torcedores que moram em cidades distantes se aproximarem dos seus times, sem ser pelo noticiário pasteurizado dos jornais, rádios e TV. Nestes “territórios” o apaixonado encontra seus iguais, se sente em casa, adquire este sentimento de “pertencimento” à uma entidade maior à sua nação. No caso rubronegro entendo que esta sensação ganha uma dimensão ainda maior, pelo simples fato de sermos a grande nação planetária que somos. As embaixadas do Flamengo, que estão se espalhando pelo mundo, são movimentos típicos deste sentimento, e demonstram a nossa grandeza e a força desta paixão absurda, que só quem é Flamenguista sabe o que é. Quando cantamos que “somos uma nação, não importa onde esteja ”, pode parecer aos simpatizantes do arco-íris uma frase de efeito. Para nós não. Nós sabemos o que é escutar o grito da torcida, mesmo que seja pela TV, e nos sentimos em comunhão nesse momento. Só nós entendemos a tristeza profunda de ver um time nascido para a glória sair derrotado de campo.

Ato contínuo, depois de uma derrota, enquanto alguns “somem”, sem forças para discutir os detalhes e as razões do insucesso, outros correm para o seu blog preferido, ou visitam vários, sempre dispostos a meter o pau naquele que acha o responsável pelo fracasso. Tem sido assim e talvez seja assim para sempre.

Pode ser que na quinta feira tenhamos um exemplo disso, se o Flamengo começar sua campanha na L.A. com alguma coisa diferente de uma retumbante vitória. Mas, enquanto esse dia não chega, vamos tentar fazer diferente. Vamos lembrar das grandes defesas do Bruno. Da categoria do Léo Moura dominando uma bola na sua lateral, acossado por vários jogadores adversários e conseguindo sair com classe e eficiência. Vamos lembrar da jogadas em que o Juan partiu pra cima e conseguiu superar o marcador, muitas vezes sofrendo falta ou penalti, mas conseguindo o cruzamento perfeito para a área. Vamos esperar a repetição do domínio de bola do Pet, lançando bolas milimetricamente perfeitas para o espaço que adversário nenhum adivinhou. Vamos lembrar da raça do Willians retomando a bola quando o ataque se armava contra nós. Vamos pensar que o Adriano e o Love vão repetir as tabelas perfeitas que já provaram ser capazes de fazer. Vamos acreditar que o Andrade vai conseguir substituir com sabedoria e, que essa mexida será fundamental para ampliar ou segurar a vitória.

Vamos incentivar nossos jogadores. A hora é essa. Por um pequeno período, vamos esquecer os fatores extra-campo. Aos que puderem ir ao jogo, um apelo : Não vaiem nenhum jogador até que o jogo termine. Não façam o jogo do adversário. Deve ser ótimo um time ver a torcida adversária vaiando o próprio time. Aos que forem visitar os blogs, antes do jogo, que não sejam meros replicadores das notícias ruins, para que não percamos uma semana falando do caso do dirigente que queria expulsar o craque, quando o assunto principal deveria ser o show de bola que o Mengão deu no Segundo tempo do Fla x Flu.

E depois do jogo, espero que tenhamos só bons motivos para escrever e participar. Se não tivermos, então se preparem, moçada, porque vamos criticar muito !!!


Flamengo Net

Comentários