sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

EMBAIXADAS DA NAÇÃO – O FLAMENGO ONDE VOCE ESTIVER
Por Vinicius Nagem

Amigos do Blog da FlamengoNet,

Se você está gostando de acompanhar as histórias das Embaixadas da Nação, leia também nosso blog no site oficial do Flamengo denominado VOZ DAS EMBAIXADAS, com noticias atualizadas sobre elas. Acesse http://www.flamengo.com.br/site/blog/blog.php?id=6
Entre na comunidade no Orkut destinada aos apreciadores do blog VOZ DAS EMBAIXADAS http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96624271
Contamos com a presença dos amigos em ambos os espaços virtuais.
A décima quinta Embaixada que contará sua história aqui no Blog é a Fla Jacobina, também conhecida como Jacofla. Essa que é uma das valorosas Embaixadas Bahianas, localiza-se na cidade de Jacobina que se apresenta como um excelente destino para os apreciadores do turismo ecológico. Situada na região noroeste da Bahia, no extremo norte da Chapada Diamantina, Jacobina fica a 330 quilómetros de Salvador e é também conhecida como Cidade do Ouro, uma herança das minas de ouro que atraíram os bandeirantes paulistas no início do século XVII. A Bahia é um dos mais importantes redutos flamenguistas do Brasil e assim como já contamos a história da FLABAHIA, FLAVALENÇA, FLASERTÃO e FLAJEQUIÉ agora é a JACOFLA que nos brinda com esse texto que revela muito comprometimento e amor ao mais querido do Brasil. A Bahia é carnaval e a Bahia é Flamengo.


JACOFLA – A Bahia é Carnaval e Flamengo
* Tarcísio Lima – Presidente da JACOFLA

A Torcida Organizada Jacofla, foi fundada em 15 de novembro de 1999, por três fanáticos torcedores do Clube Regatas Flamengo: Paulinho do Posto Telefônico, Robertinho do Banco do Brasil e Som da Serigrafia. A idéia da criação de um grupo organizado de torcedores do Flamengo surgiu em bate-papos que aconteciam sempre depois dos jogos no Viella Bar, onde o grupo se reunia para confraternizar-se, já que Som era proprietário de uma serigrafia em Jacobina. A idéia surgiu de Paulinho e Som criarem uma camisa que servisse como ícone para essa empreitada, só que, para criarem a camisa teriam que criar também o nome da torcida, assim, convidaram Robertinho e após algumas cervejas, surgiu o símbolo que viraria referência na região, nascendo assim a TORCIDA ORGANIZADA JACOFLA.
No começo tudo não passava apenas de uma brincadeira, de três jovens torcedores fanáticos pelo Flamengo, com o pensamento único de provocar os torcedores rivais. Mas a brincadeira começou a ficar séria, quando no ano de 2001, Paulinho e Robertinho passaram a assistir aos jogos no Bar 621. No início, torcedores de outros times poderiam assistir aos jogos do Flamengo no Bar 621, porém, essa concessão, proporcionava discussões entre os torcedores rivais. Algo precisava ser feito para que o espaço fosse exclusivamente rubronegro carioca. Após alguns jogos - onde a presença de torcedores do Mengão só fazia aumentar - surgiu a idéia da reunião da nossa torcida acontecer sempre no quintal de Dona Cleusa, no fundo do Bar 621, sendo considerada a primeira Sede Provisória da JacoFla. Desde então, criou-se a idéia de formar uma diretoria com a finalidade precípua de organização da torcida, criando-se uma portaria que exigiria só a entrada de flamenguistas e confecção de produtos da JacoFla (camisas, chaveiros, bonés e outros) para serem vendidos gerando receitas que sustentariam as despesas. Com isto, foram convidados mais dois flamenguistas fanáticos para serem Diretores, Tarcísio e Gilton, depois de um tempo foram convidados Paraguai, Nonato, Ivan, Ana Paula, Janaína, Cássia, Dione, Zí, Jorge Orelha e Jadson, depois foram dadas funções aos diretores, como: Presidente, Vice-Presidente, 1.º Tesoureiro, 2.º Tesoureiro, 1.º Secretario, 2.º Secretario, Diretor de Eventos, Diretor Social e o Conselho Fiscal. Com Diretoria formada elaboramos a Ata de Fundação e o Estatuto da Torcida Organizada Jacofla, legalmente registrada em Cartório, na Receita Federal e na Prefeitura Municipal de Jacobina, como uma entidade sem fins lucrativos.
No final do ano de 2005, tivemos a idéia de mudarmos para um local mais espaçoso, mais confortável para o torcedor, fomos então para o 2.º andar de um prédio, localizado a Avenida Orlando Oliveira Pires, 1440, Centro, Jacobina-Ba.
No encerramento de 2008, mudamos para outro local, mas tivemos muitas dificuldades em 2009, pelo fato deste novo local ser muito quente e, “espantar” alguns sócios, mas foi nessa Sede que vimos depois de 17 Anos, o Mengão Campeão Brasileiro de Futebol (HEXA) e que Jacofla completou 10 Anos de Fundada. Agora estamos em um terraço do nosso Tesoureiro Zacarias, muito menos espaçoso, mas muito mais confortável e, estamos começando a fazer uma campanha em nossa cidade para levantarmos uma grana com o intuito de construirmos nossa Sede própria.

Aos que duvidam que iremos conseguir essa façanha, respondemos que temos o sangue rubronegro nas veias, coragem, raça, determinação e assim, conseguiremos nosso maior objetivo que é ter nossa sede própria, porque flamenguista não desiste nunca. Com fé em Deus, em breve estaremos inaugurando o nosso espaço próprio para a alegria dos nossos associados.

Hoje a Diretoria é formada por:

TARCÍSIO O. LIMA
PRESIDENTE

VICE-PRESIDENTE

ZACARÍAS VIEIRA DA SILVA
1.º TESOUREIRO E VICE-PRESIDENTE

GILTON GOMES DE OLIVEIRA
2.º TESOUREIRO

RAIMUNDO NONATO R. DOS SANTOS (ÍNDIO)
SECRETÁRIO

IVANILTON CARNEIRO SILVA (IVAN)
DIRETOR DE EVENTOS

ANA PAULA PEREIRA ROCHA LIMA
DIRETORA SOCIAL

CONSELHO FISCAL
SÔNIA MARGARETH VILAS BOAS SANTOS (SONINHA)
INÉCIA GOMES DA SILVA
DIONE CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
NALZEMIR


SRN a todos os irmãos flamenguistas de todo o Brasil.

Flamengo Net

Comentários