O futebol carioca vem sofrendo um desmanche geral há algum tempo, por três fatores preponderantes: a melhor estrutura empresarial do futebol paulista, gaúcho e mineiro, a péssima qualidade dos dirigentes locais e especialmente a maciça campanha da imprensa paulista que insiste em desqualificar tudo o que é feito de positivo pelos clubes do Rio.
Porém, nas últimas 10 rodadas do Brasileirão, o futebol carioca sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Falar da Magnética lotando o Maracanã e dando show é pleonasmo, esse espetáculo inexorável ocorre desde a fundação do maior estádio do mundo e não é surpresa para ninguém. Porém, ver as torcidas do Vasco e Fluminense, também lotando o Estádio Mario Filho, colorindo o espetáculo e mostrando que não existe nada igual em termos de vibração, plástica e beleza, é motivo de orgulho para todos nós nascidos no mais belo estado da Federação, cuja auto-estima andou debilitada nos últimos tempos.
O futebol carioca é o retrato do futebol do Brasil que encanta o mundo, da ginga, do jogo com charme, da criatividade e inovação que sempre foram característica do futebol canarinho jogado sem medo, com harmonia, dentro e fora das quatro linhas, onde a torcida é a moldura desse espetáculo ímpar.
O Rio de Janeiro está ressurgindo das cinzas como a fênix que parte para o seu vôo triunfal. Como bem disse o blogueiro Bernardo Pombo, na globo.com, “ o futebol carioca ainda não entendeu, de uma forma geral, como jogar o Campeonato Brasileiro por pontos corridos. É comum ver arrancadas dos clubes do Rio na reta final em vez de campanhas regulares desde o início. É bom lembrar que os três pontos da primeira rodada valem a mesma coisa que os três pontos da última.”
Assim, uma curiosidade é revelada nestes últimos 10 jogos da competição. Levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, aponta Flamengo, Fluminense e Botafogo entre os quatro melhores desta etapa:
1 - Flamengo - 23 pontos
Que essa pegada se mantenha até o final, para o bem de todos e felicidade geral da NAÇÃO (Rubronegra, é claro! rssss... )
|