quarta-feira, 11 de novembro de 2009




CLUBES CARIOCAS, UNI-VOS!

Posso estar indo na contramão da opinião de muitos, porém, vou dizer algo que pode parecer absurdo nessa reta final do Brasileirão: não desejo que algum time carioca caia para a Série B, muito pelo contrário, estou torcendo pela recuperação do Fluminense e que o Botafogo se mantenha num ritmo crescente dentro da disputa, especialmente conseguindo resultados vitoriosos perante os nossos adversários diretos ao título. E que o Vasco seja bem vindo no seu retorno!

O futebol carioca vem sofrendo um desmanche geral há algum tempo, por três fatores preponderantes: a melhor estrutura empresarial do futebol paulista, gaúcho e mineiro, a péssima qualidade dos dirigentes locais e especialmente a maciça campanha da imprensa paulista que insiste em desqualificar tudo o que é feito de positivo pelos clubes do Rio.

Porém, nas últimas 10 rodadas do Brasileirão, o futebol carioca sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Falar da Magnética lotando o Maracanã e dando show é pleonasmo, esse espetáculo inexorável ocorre desde a fundação do maior estádio do mundo e não é surpresa para ninguém. Porém, ver as torcidas do Vasco e Fluminense, também lotando o Estádio Mario Filho, colorindo o espetáculo e mostrando que não existe nada igual em termos de vibração, plástica e beleza, é motivo de orgulho para todos nós nascidos no mais belo estado da Federação, cuja auto-estima andou debilitada nos últimos tempos.

O futebol carioca é o retrato do futebol do Brasil que encanta o mundo, da ginga, do jogo com charme, da criatividade e inovação que sempre foram característica do futebol canarinho jogado sem medo, com harmonia, dentro e fora das quatro linhas, onde a torcida é a moldura desse espetáculo ímpar.

O Rio de Janeiro está ressurgindo das cinzas como a fênix que parte para o seu vôo triunfal. Como bem disse o blogueiro Bernardo Pombo, na globo.com, “ o futebol carioca ainda não entendeu, de uma forma geral, como jogar o Campeonato Brasileiro por pontos corridos. É comum ver arrancadas dos clubes do Rio na reta final em vez de campanhas regulares desde o início. É bom lembrar que os três pontos da primeira rodada valem a mesma coisa que os três pontos da última.”

Assim, uma curiosidade é revelada nestes últimos 10 jogos da competição. Levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais, aponta Flamengo, Fluminense e Botafogo entre os quatro melhores desta etapa:

1 - Flamengo - 23 pontos

2 - Cruzeiro - 22

3 - Fluminense - 18

4 - Botafogo - 17

5 - Atlético-MG - 16

6 - Avaí-SC - 16

7 - São Paulo - 16

8 - Atlético-PR - 15

9 - Palmeiras - 14

10 - Coritiba - 14

11 - Grêmio - 12

12 - Corinthians - 12

13 - Vitória - 11

14 - Santo André - 11

15 - Náutico - 10

16 - Sport - 10

17 - Santos - 10

18 - Inter - 10

19 - Barueri - 9

20 - Goiás – 8

Que essa pegada se mantenha até o final, para o bem de todos e felicidade geral da NAÇÃO (Rubronegra, é claro! rssss... )

Flamengo Net

Comentários