quarta-feira, 7 de outubro de 2009


*Por Lucas Dantas

Quarta-feira, 07 Outubro 09, 06:08 PM ·

Me responda rapidamente: Qual a diferença entre ser casado com uma pessoa da Bahia ou do Rio, sendo você um soteropolitano, por exemplo? Vai ferir o seu orgulho de ser baiano, ter um filho misturado com uma pessoa do sudeste? Por acaso o amor escolhe estado? Então por que um torcedor não pode escolher um time de outra localidade para torcer?

Hoje tem Vitória x Flamengo, no Barradão. E como já é de costume naquelas plagas, estará presente no estádio uma faixa com enorme conotação xenófoba e que aponta os torcedores do rubro-negro carioca como "Vergonha do Nordeste". Não sei o que pensam dos demais torcedores, mas essa faixa somente aparece quando o Flamengo joga por lá. E não é só na Bahia. A primeira vez que vi a dita-cuja foi em Recife, na torcida do Sport, e se espalhou como verme pelo Nordeste.

O Flamengo incomoda, claro. É sabido que sua torcida supera qualquer outra da região. E essa simples liberdade de escolha do time não é aceita por uma parcela considerável de nordestinos. Ao invés de aproveitarem o momento de um estádio cheio com uma torcida visitante para curtir o futebol, preferem mostrar o ódio ao seu próximo numa atitude patética que só gera mais violência. Daí para o espancamento e morte de um conterrâneo que por acaso esteja com o camisa do Flamengo, é um pequeno e rápido passo.

O ódio e o futebol estão lado a lado nos dias de hoje e os clubes não fazem muito para evitar. O Vitória é dono do Barradão. A diretoria sabe que pode impedir essa faixa. Pedir desculpas após o jogo não adianta nada. A imagem já foi atingida e a mensagem difundida.

Nordestinos que mostram uma faixa onde se lê "vergonha do nordeste" para um pessoal da mesma terra que apenas escolheu ser Flamengo, não são num um pouco diferente dos alemães nazistas que cuspiam nos alemães judeus, gays e negros, e os chamavam de vergonha da raça humana. Você pode pensar que é diferente, mas não é.

Esse tipo de ataque ao povo de outro estado é inconcebível e de uma pequenez tão absurda que deveria ser desconsiderado até que sumisse do mapa. Mas pelo contrário, vai aumentando e se intensificando. É de uma imbecilidade tal qual a de um paulista que ataca os nascidos em outros estados e que por inúmeros motivos acabaram trabalhando em São Paulo. E nesse caso, são muitos os nordestinos. São também enquadrados como vergonha?

Lula, nascido em Pernambuco e de carreira feita em São Paulo, é uma "vergonha do nordeste"?

Não são poucos os blogs espalhados por aí que passam adiante a idéia. Esse aqui (desculpem por linkar esse lixo) então cita uma raiva com Edmundo para justificar o caso. Esquece-se que o jogador era do Vasco quando proferiu aquelas besteiras, além de não ser exemplo de gente decente para ninguém. Ou quase ninguém, porque a gente sempre acha um anormal que gosta dele.

O pior de ler isso no estádio do Vitória é que os próprios idiotas que fizeram a faixa não conhecem a história de seu clube. O uniforme rubro-negro foi instituído pelo time após sugestão de um ex-remador do FLAMENGO, César Godinho Espínola, em 1901. Antes, o Vitória era um clube alvinegro. O Flamengo nunca teve nenhum tipo de celeuma com esse time. Também jamais conseguimos grandes conquistas sobre eles, já que o máximo de glória que o Vitória conseguiu, apesar do nome, foi uma final de Campeonato Brasileiro contra outra equipe.

Essa faixa é um erro. Um absurdo que se repete ano após ano sem que ninguém faça nada. Até o dia que um morrer por conta dessa imbecilidade. E o Flamengo não deveria ficar quieto. Pelos seus torcedores e pela racionalidade, chamem o MP, façam barulho, o que for!, mas impeçam que esse ultraje apareça na televisão dos brasileiros mais uma vez.

Flamengo Net

Comentários