sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O esculacho do Urublog

Paz Na Terra Só Pra Quem Tem Coragem

*Pelo rubro-negro racional Arthur Muhlemberg


Sinceramente, não to gostando nem um pouco do clima que ta se instalando pro clássico de Domingo. Vamos direto ao assunto e distribuir logo as culpas.

Se é dessa maneira atabalhoada que a diretoria do Botafogo pretende administrar o que será o único estádio do Rio pelos próximos 3 anos é melhor pedir logo pra sair. Passem a bola pro Bangu ou pro Madureira, agremiações acostumadas a receber os co-irmãos sem tanta frescura.

Palhaçada tem limite e se o Foguinho quer mesmo ser o anfitrião dos 4 “grandes” clubes cariocas é melhor começar a agir masculinamente. E, de preferência, respeitando certos direitos inalienáveis do cidadão. Entre eles a liberdade de ir e vir e o que garante a livre manifestação de idéias.

Se o Botafogo acha que o torcedor do Flamengo se sujeitará a uma decisão arbitrária e estranha aos costumes esportivos cariocas que determina um limite artificial para o comparecimento da Magnética nas praças esportivas pode ir tirando o cavalinho da chuva.

É evidente que a torcida do Flamengo irá em peso ao estádio Olímpico João Havelange, como alias iria ao Estádio Proletário Guilherme da Silveira (Bangu) ou ao Aniceto Moscoso (Madureira) e que não respeitará os limites geográficos impostos pelas “otoridades” que parecem privilegiar o uso da caneta em detrimento ao uso do juízo.

A questão é muito simples e se alicerça na lei maior, que é a lei da oferta e da procura. Enquanto os botafoguenses permanecem com suas neuras e questionamentos existencialistas e hesitando entre ser ou não ser, ir ou não ir, a torcida do Flamengo vai comprando todo ingresso que encontra pelo caminho, não se importando se é Leste, Sul, Norte ou Oeste. No domingo a maioria será rubro-negra e isso é tão previsível que nem merecerá destaque na imprensa.

Portanto o Botafogo tem que parar imediatamente com essa pantomima de freira em prostíbulo e parar de mimimi. As declarações do presida do Foguinho, afetando preocupação com a iminente invasão do Bombadão pela indomável Magnética não fazem jus à sua alegada inteligência e bom senso.

Se sua preocupação com a segurança pública fosse assim tão determinante ele deveria ter aberto mão de exercer o mando de campo em nome da paz, da proteção ao patrimônio municipal ou qualquer outra razão disponível. Ridículo é intimidar, com a ajuda da anódina PMRJ, a torcida do Flamengo depois dos ingressos vendidos.

Questiono a legitimidade da determinação de que torcedor bem vestido com o Manto Sagrado não terá seu acesso franqueado ao lado errado do Vazião. Sei lá quantos artigos da Constituição estão sendo desrespeitados, mas tenho certeza de que nem a polícia, nem a milícia e muito menos o Botafogo têm procuração para exercer um patrulhamento fashion da população.

Quero crer que os indivíduos, desde que não atentem à moral ou aos bons costumes, ainda mantêm a prerrogativa de se vestir como bem quiser. A ameaça de proibição da entrada de torcedores do Flamengo no estádio é violação de direitos. Se estivéssemos em outra época ou em outra cidade poderíamos até dizer que é caso de polícia (no caso de corregedoria).

É por essas e por outras que não basta imitar o que dá certo em outros lugares. O Rio é diferente e nossa tradição democrática, pluralista e carnavalesca, que tão bem se aplicaram nos 59 anos do Maracanã, devem ser levadas aos novos espaços esportivos. Tentar sufocar a veia carioca da tolerância e do bom convívio esportivo com normas alienígenas que não tem raiz na nossa cultura é um erro. Se o Flamengo concordou com isso errou também e não deve voltar a incorrer no erro.

Meu apelo é que as instituições se dêem ao respeito. O mundo não vai acabar depois do Flamengo x Botafogo desse domingo. Portanto, não há motivo para que se estabeleçam regimes de exceção.

Mas apelo também ao bom senso do torcedor do Flamengo. Se por acaso adquiriu uma entrada para o lado errado do Vazião não afronte a torcida adversária. Aprenda a conviver com o contraditório sem criar tumulto. Vai sem o Manto mesmo, torça na paz, mas fique esperto pra não ser vítima de algum recalcado inapto para a convivência em sociedade. Mas não vá pro outro lado em busca de confusão. Porque quem for nessa onda errada vai encontrar o que ta procurando.

Paz é muito bom, concordo. Mas não faz sentido querer que a paz vigore debaixo de porrada. Como disse Tito Lívio, na sua colossal História de Roma: Cabe a quem dá, não a quem pede, ditar as condições de paz.

Deixou Chegar…

Flamengo Net

Comentários