quarta-feira, 14 de outubro de 2009


CURTINHAS


*Por Mariana


Fiquei indecisa quanto ao tema do post porque gostaria de falar sobre vários assuntos, então, vou falar um pouquinho de tudo...

Na verdade, eu ia escrever sobre planejamento para o time de futebol para 2010. Apesar de ainda estarmos na reta final do brasileiro de 2009, acho que já devemos olhar para o brasileiro de 2010. É muito legal ganhar campeonato carioca, mas acho que devemos alçar voos maiores e mirar na competição regional. O clube não pode parar por causa das eleições no final do ano e, se der para renovar alguns contratos, que comecem a fazer isso logo. Não dá pra deixar que ocorra o mesmo que aconteceu com o Ibson : faltando dias para acabar seu contrato, a diretoria resolveu se mexer, mas aí, já era tarde e ficamos sem um jogador que havia começado bem o campeonato.

Os contratos de Álvaro e Maldonado terminam em junho e já poderiam ser estendidos até o final do ano. Não adianta começar o campeonato com um time e terminar com outro, tendo que fazer grandes mudanças durante o campeonato. Se o time puder ser o mesmo, do início ao fim da competição, com uma ou outra contratação para somar, melhor.

Li que o Marcos Braz já está vendo isso. Pontos pra ele. Quando é pra criticar, a gente critica impiedosamente. Mas, temos que elogiar também e palmas para ele por estar pensando no amanhã sem nem mesmo saber se continuará no cargo.

*********

Hoje, tem jogo da seleção brasileira e, ainda bem, Adriano estará fora. Levamos um susto com o lance no qual ele se machucou e, naturalmente, pensamos no pior. Como foi nada grave, ele deve enfrentar o Palmeiras. Andrade já levantou a voz dizendo que Adriano não deveria ser convocado para os dois amistosos da seleção em novembro, em plena reta decisiva do campeonato brasileiro. Se Dunga convocar Adriano e outros jogadores que atuam em clubes brasileiros que estão na briga pelo título ou pelo G- 4, o campeonato deveria ser paralisado e depois, os dirigentes que se virem para arranjar novas datas para os jogos adiados. Serão dois amistosos que não servirão para rigorosamente nada, apenas para prejudicar os clubes.

Aliás, farei uma comparação entre Dunga e Andrade. Quando Dunga assumiu a seleção brasileira, os preferidos do torcedor brasileiro eram Felipão, Luxemburgo e Muricy. Tinha até gente que queria um técnico estrangeiro por aqui. Mas, veio o Dunga, que não era o técnico dos nossos sonhos e, inegavelmente, tem feito um bom trabalho na seleção. E, no Flamengo, quando era iminente a saída do Cuca, o torcedor rubro-negro queria nomes como Luxemburgo, Muricy, Mano Menezes, Sérgio Guedes e outros. Quando Andrade assumiu, ele também foi olhado com desconfiança por boa parte da torcida e hoje virou unanimidade. Que ambos continuem fazendo seus ótimos trabalhos.

***********

Peço perdão aos amantes da tradição no futebol, mas hoje eu sou Uruguai desde criancinha. Acho os hermanos argentinos muito cheios de marra e uma ida à repescagem seria uma humilhação pra eles E, na repescagem, também torcerei pela derrota deles. Sei que a Copa ficaria muito mais pobre com a ausência do Messi (mais conhecido como o primo do Maxi), mas ninguém irá morrer por causa disso. Aliás, que pelada esse último jogo da Argentina contra o Peru. Só não empataram porque o soprador de apito deu uma ajudinha. Prefiro que a seleção do Quirguistão se classifique, ao invés dos argentinos.

Então, Celeste, avante!

****************

Por fim, Flamengo e Palmeiras. Temos todas as condições de ganhar lá. Mas não será jogo fácil. Pela lógica, ganharíamos tranquilamente, já que Palmeiras penou para ganhar do Atlético-PR e empatar com o Avaí, e perdeu categoricamente para o Náutico, que está na zona de rebaixamento. Somos infinitamente superiores a Atlético-PR, Avaí e Náutico e, sem exageros, também somos superiores aos palmeirenses.

Na minha modesta opinião, se não temos o melhor elenco do futebol brasileiro, temos um dos três melhores. Porém, futebol não tem lógica e o resultado do jogo de domingo é imprevisível. Respeito os palmeirenses porque possuem um bom time do meio-campo para frente. Eles tem Diego Souza e Vágner Love, além de Muricy no banco de reservas. Mas, nós temos Pet e Adriano, além de Andrade. Fora o fato do Zé Roberto ter voltado a jogar bola. Para esse jogo, teremos a volta de Fierro. Eu o escalaria como titular porque acho que, com ele em campo, Leonardo Moura não fica tão isolado pelo lado direito. E Dênis Marques é banco.

Abraços e boa quarta-feira para todos!

Flamengo Net

Comentários