TEXTO DA SEMANA - Mariana
Mariana, desde que aprendeu o que é a linha de impedimento, desfila pelo blog com uma percepção equlibrada do que é o futebol e, claro, das coisas relacionadas ao "Mais Querido do Mundo". Ainda está devendo umas cervejas ao Dão depois de perder uma aposta. E garantiu que se uma dia for colunista do blog, todos vão poder ver sua foto aqui pelo menos uma vez por semana.
Chegou a hora!
Tudo no Flamengo é muito exagerado. Torcedores, críticos, imprensa, jogadores, técnico, dirigentes, enfim, ninguém escapa. Nós, torcedores, merecemos um capitulo a parte. Num dia, estamos xingando o time inteiro e fazendo as contas para fugir do rebaixamento. Após duas ou três vitórias maiúsculas, estamos exaltando esse mesmo time e fazendo contas para ver de quantos pontos precisamos para conseguirmos a classificação para a Libertadores, com aqueles mais otimistas fazendo contas pensando ainda em título.
Parodiando aquela famosa frase, digo: Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno. Mesmo com resultados ruins, nunca acreditei que cairíamos para a segunda divisão. Pra falar a verdade, acredito que isso nunca vá acontecer. Mas, por causa desses mesmos resultados ruins, penso que o título de campeão brasileiro está bem longe da gente. Até mesmo a vaga na Libertadores é difícil. Temos uma seqüência de jogos bem complicada: São 13 jogos, sendo que 5 destes serão em casa, no Maracanã e 8 serão fora, incluindo o jogo contra o Botafogo, que será no Engenhão.
Vejamos:
Internacional x Flamengo
Flamengo x Fluminense
Vitória x Flamengo
Flamengo x São Paulo
Palmeiras x Flamengo
Botafogo x Flamengo
Barueri x Flamengo
Flamengo x Santos
Atlético Mineiro x Flamengo
Náutico x Flamengo
Flamengo x Goiás
Corinthians X Flamengo
Flamengo x Grêmio
Teremos pela frente os seis times mais bem colocados no campeonato até agora. Os jogos que teremos no Maracanã são contra adversários fortes, afinal todos sabemos que São Paulo e Grêmio são muito mais times do que Santo André e Coritiba. Os jogos fora de casa são contra adversários que estão na briga pelo título e pela vaga na Libertadores, fora o Náutico, que virá com tudo para fugir do rebaixamento.
Calma! Não pensem que eu estou sendo pessimista! Muito pelo contrário! Pra mim, chegou a hora de jogadores e técnico mostrarem onde querem chegar. Chegou a hora da verdade! A hora onde saberemos a diferença entre homens e meninos. O time está num momento favorável, fazendo uma curva ascendente e jogadores que não estavam jogando bem começaram a achar seu jogo, casos de Everton, Angelim, Leonardo Moura (que ainda está muito longe de suas melhores atuações pelo Flamengo, mas já começa a dar sinais de melhoras), Zé Roberto e Fierro. A chegada de Álvaro e Maldonado deu estabilidade ao setor defensivo, Petkovic está calando a boca de muitos com excelentes atuações e Adriano, nosso Imperador, está desfilando toda a sua habilidade porque quer uma vaga no ataque da seleção brasileira.
Os únicos jogadores que estão devendo boas atuações são Bruno e Denis Marques. Bruno está há 4 jogos sem tomar gols mas, para mim, isso é mais mérito da defesa do Flamengo do que dele. É inadmissível que um goleiro que já foi festejado como o melhor goleiro do Brasil e teve o nome cogitado para as seleções brasileira e portuguesa continue espalmando aquelas bolas pro meio da área. E ainda não me esqueci das bolas altamente defensáveis que ele deixou passar em jogos anteriores. Torço para que Diego feche o gol contra o Inter e tenha uma atuação de gala para tirar o Bruno da posição de intocável. Já o Denis Marques me parece ser um jogador útil, mas que ainda não se adaptou. Está parecendo o Josiel quando chegou por aqui e eu teria um pouco mais de paciência com ele.
E o Andrade... Bem, o Andrade não é unanimidade na torcida como técnico mas, agora, com o grupo quase completo além dos reforços que chegaram, ele está conseguindo dar um padrão ao elenco. Resta saber como será a postura dele nesses próximos jogos e como ele irá armar o time. Por favor, Andrade, nada de retranca, nada daqueles esquemas medrosos. O Flamengo tem que jogar como tal e não pode se acovardar nunca. E você sabe, como poucos, o que é o Flamengo.
É difícil? É! Mas não é impossível.
Para o Flamengo, nada é impossível.
|