quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quantos são os que decidem de verdade

*Por Lucas Dantas

Estamos cansados de ouvir que o Flamengo tem a maior torcida do mundo (e a que mais vaia também, mas isso é outro papo). Porém, quantos desses torcedores são sócios de verdade e decidem o futuro do clube? Ninguém sabe ao certo. Falam em colégio eleitoral de 1000 pessoas, mas sabemos que não dá isso no momento da votação. Se juntar proprietários e contribuintes, quanto dá a soma final?

Que o Flamengo é um espetáculo da obscuridade e falta de transparência, todos sabemos, mas que mal há em divulgar o número de sócios? Vergonha? Correm o risco de falar que a maioria é inadimplente?

Enfim, foi publicado no último dia 03 pelo site Futebol Finance um ranking com os 10 clubes que mais sócios possuem no mundo, Brasil e Portugal. Na lista geral, está lá o Inter com 100.000 na sexta colocação. É um número arredondado, claro, mas ainda assim impressionante. No âmbito nacional, o Colorado sobra na lista, claro, seguido de longe pelo Grêmio.

Internacional PA 100.000 Grêmio PA 53.000 Corinthians 46.000 São Paulo 42.000 Vasco da Gama 28.000 Santos 25.000 Atlético PR 22.000 Cruzeiro 18.000 Coritiba 18.000 Vitória BA 6.000

Tá, e o Flamengo? É o décimo-primeiro? Ou está mais longe do Vitória do que pensamos? O site salienta que o costume de angariar sócios-torcedores e similares começou no Brasil em 2003, mas vemos que mesmo assim tem muita gente na nossa frente com vários corpos de vantagem e torcida bem menor. Aí eu pergunto:

1. O que o clube fez, faz ou fará visando aumentar seu quadro de sócios?
2. Por que o clube não realiza nenhuma ação efetiva para aumentar o quadro de sócios e levantar a sede e o clube como um todo?
3. Quais as metas que o Flamengo espera atingir com seu plano de sócio Off-Rio?
4. Em quanto tempo?
5. Quantos já se associaram?
6. Por que um projeto como o do Vasco, que já teve 30 mil inscritos (mas onde nem todos sacramentaram a adesão) não pode ser aplicado no Flamengo?
7. Como o Internacional, com cerca de 6 milhões de torcedores espalhados pelo Brasil, consegue ter 100.000 sócios e o Flamengo, com cerca de 7 milhões apenas no Estado do Rio não chega a 10 mil?
8. Qual a verdadeira intenção do Flamengo perante sua monstruosa torcida em todo o país?

Prezada diretoria do Flamengo, sem recorrer a testículos como "quem é fulano" ou "é mais um interessado nas finanças do clube", peço apenas que respondam essas perguntas. De forma clara e esclarecedora. Estamos em ano de eleição e a Nação quer saber quantos são aqueles que decidirão a vida do Flamengo de 2010 a 2012.

Flamengo Net

Comentários