Pós jogo
A Simbologia de Uma Vitória
Eu acho que diante do ridículo das últimas rodadas no Brasileiro, muita gente não estava dando muita importância para este jogo. Como o Adriano, por exemplo.
No primeiro jogo, em que fazer gol era fundamental, os perebas de plantão lembraram nossos mais recentes temores e desandaram a perder gols. Inúmeros. Era para sacramentar ali.
É a velha e batida história: se jogamos contra um time reserva e/ou com um ou dois jogadores a menos, não conseguimos vencer nem a poder de cacete. Mas se somos nós os dilacerados, acumulam-se mais e mais vexames.
Começamos este decisivo jogo ainda desfalcados, mas o Andrade (ou forças ocultas) achou por bem colocar, num gramado assolado por dois dias de chuvas ininterruptas, dois caras recém saídos do estaleiro. Some-se a isto, a vontade nula do time em fazer gol. Achavam o quê? Que o FlorC ia ficar no zero? Numa atuação bisonha do David, as florezinhas acharam A oportunidade para o Roni manter a escrita. Até ano que vem, ou até o outro, vão agradecer ao David, ao lento reflexo do Angelim e, principalmente, ao árbitro, o pênalti mais descarado que vi neste ano. O mesmo árbitro, que no mesmo lugar, não viu o escanteio gritante do zagueiro tricolete no finzinho do jogo.
O time todo foi ruim. Aprenderam com o Leo Moura a sublime arte da omissão. Tirando talvez o Fierro, no primeiro tempo, e o Dênis Marques pela vontade, praticamente ninguém se salva. O David, amanhã, vai ganhar um churrasco do Kieza. Com direito a sobremesa! O Lennon... humm... não gosto de crucificar a molecada, mas vai errar passes assim em Xerém... Foi de irritar hermitão... E o Everton? Everton, meu filho... Se você cruzasse uma bolinha como você deu o drible do elástico... Dava para sonhar com a Libertadores...
Está na hora do Andrade achar uma nova "mágica" para mexer com esses caras. O encanto já acabou. E temo pela seqüência do Brasileiro.
Ser eliminado para lutar pelos 18 pontos faltantes parece louvável, sabendo como (não) funciona nosso time. As meninas do Renight têm uma luta muito mais difícil, mas não abriram mão de nos despachar.
Daqui a algumas semanas, nos encontram de novo, ambos ainda lutando por suas vidas no Brasileiro. Ninguém vai lembrar que os dois bandos desprezavam a Sulamericana e se preocupavam com o Brasileiro.
Daqui a duas semanas, daqui a 6 meses, daqui a um ano, ninguém vai lembrar que o Flor estava virtualmente rebaixado, e que o Flamengo perdeu vários gols no primeiro jogo, e foi eliminado com um gol de pênalti dos mais descaradamente roubados da história dos Fla x Flus. Vão lembrar, SIM, que no primeiro embate "internacional", o Flamengo foi eliminado pelo FlorC.
Ganhar nunca foi tão fácil e fundamental ao mesmo tempo.
EU QUERO O MEU FLAMENGO DE VOLTA!
|