quarta-feira, 24 de junho de 2009

Resenha de quarta

Semana repleta de novidades
Quarta-feira, dia da nossa resenha, e estou aqui cheio de novidades para analisar aqui. A primeira delas é essa campanha para que possamos nos associar, dentro das nossas possibilidades. Como disse aqui na semana passada, já estou me organizando para fazer isso já nos próximos dias.

A primeira novidade foi a anunciada "compra" do CFZ do Rio pelo Flamengo. Para tentar entender: o CFZ é um clube-empresa, criado e organizado nos moldes da Lei Pelé. O Flamengo, um clube de estrutura de associados, dentro da estrutura esportiva vigente desde sempre no esporte brasileiro.

Em caso da concretização do negócio - que eu nem sei se juridicamente pode ser feito - Flamengo não estará comprando somente a marca "CFZ", nem a estrutura física construída pelo Zico e pelos irmãos nesses mais de 10 anos. Vai, obviamente, ficar também com os profissionais que hoje trabalham no clube.

Como brilhantemente observou o Rica Perrone, essa "venda" é meio que um presente do Zico para o Flamengo. Afinal, o Zico sabe que o Flamengo precisa de um CT; sabe que o Flamengo não tem grana e vai pagar isso em suaves prestações mensais. Claro que tem o outro lado: com uma carreira internacional de treinador, Zico não tem mais o mesmo tempo para se dedicar ao CFZ – que, diga-se de passagem, nunca conseguiu sair da condição de clube intermediário da segunda divisão do Rio. E empresa que não dá lucro acaba, mais dia, menos dia, fechando mesmo.

Assim como herda os profissionais, o Flamengo herda também os acordos feitos anteriormente. Se há um acordo do CFZ com o Fluminense, o Flamengo vai ter que sentar com os caras do Flu e ver direitinho como isso acontece – seria, no mínimo, curioso, os dirigentes das Laranjeiras pedindo pra treinar em um espaço que vai nos pertencer.

A outra novidade, essa não tão boa, é do risível plano de sócio-torcedor divulgado aqui no blog ontem. Os amigos aqui já destrincharam bem essa história nos comentários: primeiro, pedem um cadastro minucioso sobre preferências, gostos e afinidades. Depois, te oferecem três possibilidades que beiram ao ridículo: um plano 0800, que mal te dá uma carteirinha de "afinidade"; um plano "baixa renda", com pagamento de até R$ 10 por mês, mas que não te dá nem direito a benefícios pra comprar ingresso com prioridade, nem a votar pra presidente do clube; e um plano "Super Mega Hiper Ultra Platinum Plus", com um custo anual de R$ 4 mil, que te dá direito a produtos especiais (citaram até caneta Mont Blanc) e a votar – sendo que ele só começa depois do prazo de agosto, ou seja, só pode votar nas eleições de novembro de 15, daqui a seis anos.

O departamento de (anti) marketing do Flamengo só pode estar de sacanagem. Ou então, tá tirando o foco do torcedor no que realmente importa – votar pra mudar os rumos do clube – deixando esse "privilégio" para uma elite, como já acontece hoje. Uma pena: enquanto boa parte dos clubes tá andando pra frente, nós estamos andando pra trás.

Em campo: depois de uma vitória boa diante do Inter, temos o Fla-Flu com alguns problemas. Dificilmente o Airton vai escapar de um gancho em seu segundo julgamento no STJD em menos de um mês. E vamos jogar com uma zaga de garotos no clássico. Se o Cuca montar o time no 4-4-2, abre uma vaga no meio-campo (pensando num meio com Willians, Toró e Ibson). Eu não acho que ele vá colocar o Everton Silva na lateral e deslocar o Leo Moura pro meio-campo: deve entrar com um meia. Eu daria uma chance pro Fierro começar um jogo, pra gente ver qual é.

A chave desse jogo é parar Conca e Thiago Neves. Provavelmente Willians e Toró vão marcar um cada, minimizando a chegada da bola no Fred. Do nosso lado, é esperar que alguém consiga colocar a bola no ataque. Emerson tem atuado bem, se movimentado bastante e tentando abrir espaços pro Adriano.

Não vai ser um jogo fácil, mas temos chances de ganhar. Depois do Flu, temos o Vitória – em jogo que será no Engenhão – e o São Paulo, no Morumbi. Com 7 pontos nesses três jogos, ficamos em boa posição na tabela no meio deste turno.

Não vou comentar sobre o Denis Marques ainda, porque ele não assinou e porque só vai poder jogar em agosto. E sobre a situação do Ibson, a gente conversa na próxima quarta-feira.

Grande abraço a todos, até quarta que vem.

Flamengo Net

Comentários