segunda-feira, 25 de maio de 2009

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

Reencontro com a vitória

Olá pessoal, Saudações Rubro Negras!

Quando o Flamengo voltou de Fortaleza, trazendo a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, havia toda uma preocupação com a seqüência de jogos da equipe. A partir daquele jogo teríamos pela frente duas das melhores equipes do futebol brasileiro no momento, Cruzeiro no Mineirão na estréia do Brasileiro e Internacional em dois jogos na seqüência da Copa do Brasil. Muitos classificavam esses confrontos como a “hora da verdade” para a equipe de Cuca.

As partidas aconteceram e ainda que o Flamengo tenha jogado bem – a exceção da partida contra o Avaí – o resultado final não foi o esperado. Derrota em Belo Horizonte, eliminação pelos gaúchos na Copa do Brasil. A imagem dos mais importantes jogadores do elenco acabou manchada após essa seqüência de partidas. Erros individuais, fatores extra campo, falta de concentração nos momentos decisivos. Os pecados cometidos nessas partidas foram fundamentais para definir os resultados negativos nessas partidas.

A partir daí, o jogo de ontem contra o Santo André estava carregado de grande importância. Não só pelo momento da equipe em uma seqüência de jogos sem vitória, mas também pela urgente necessidade de mostrar algum poder de reação. Isso tudo sem contar ainda com os desfalques para a partida.

E superando tudo isso, o Flamengo foi lá e venceu. Não foi brilhante, não foi aquele time de encher os olhos e recriar as expectativas do torcedor. Mas correu, lutou, buscou a vitória. Conseguiu superar os transtornos pela desclassificação contra o Inter, as fortes críticas sobre o ataque, o desfalque dos laterais. E mostrou que se o caminho da renovação do elenco for a saída para se fortalecer, pode não ser tão traumático quanto parece.

O time demonstra a cada partida que possui um padrão de jogo já melhor definido, de um time bastante voluntarioso na marcação. Ibson continua sendo o principal homem de meio campo, tem atuado com bastante lucidez e compensado no que pode a falta de um verdadeiro camisa 10. E o ataque, enfim, mostrou seu poder de ação. Josiel não é ainda nenhuma unanimidade, mas conseguiu ontem fazer daqueles gols bonitos, que pedem replay. Já seu parceiro de ataque, Obina, fechou seu ciclo na Gávea, pelo menos enquanto. Teve novamente uma atuação apagada e por situações que só futebol explica, está de malas prontas para o Palmeiras. Bom para ele que vai para uma equipe tradicional, bom para o Flamengo que abre mão de um jogador de salário relativamente elevado e já sem qualquer espaço dentro do elenco.

Mais importante do que os três pontos, foi reencontrar o caminho. É se erguer dos maus resultados, é recomeçar, é dar a volta por cima. Torcemos para que essa partida contra o Santo André possa ter sido apenas o primeiro passo, do caminho que leve o Flamengo de volta às grandes vitórias.

Acredito ser esse o desejo na Nação Rubro Negra.

Grande abraço e Saudações Rubro Negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários