quarta-feira, 15 de abril de 2009


Tá Tudo Dominado

Em momentos como esse fica fácil entender porque tanta gente reclama do calendário do futebol brasileiro. Pra se adequar servilmente ao cronograma da selecinha, que por sua vez se submete ao indecente pacto colonial imposto pela malévola FIFA para explorar a capacidade física do jogador brasileiro até deixar só o bagaço, o excesso de jogos nada a ver acaba espremendo os nossos poucos bons jogos em um número exíguo de datas.

O revoltante excesso de jogos ruins espalhados ao longo do trimestre e os jogos bons todos espremidos, um atrás do outro, acaba privando os torcedores de certos prazeres fundamentais para a completa fruição do futebol, e bem na hora em que os jogos começam a valer alguma coisa.

Veja, por exemplo, pelos percalços que nós, rubro-negros, temos passado nesses últimos dias. Nem deu tempo de zoar direito as tricoletas após o chocolate-light do domingo e já temos freguês antigo na fila, reclamando por atendimento. Por que, sem sacanagem, se formos acreditar no que temos lido no jornal os malucos de Coronel Severiano tão pedindo pra serem zoados imediatamente, né?

Sabemos que o Botafogo não tem culpa por ser um clube médio de pequena torcida. Se eles pudessem, adorariam ter um torcidão bem vestido e incontrolável como o nosso. Mesmo sendo um culto semi-clandestino que sobrevive principalmente pelo saudosismo de alguns psicopatas remanescentes da época da Liga Barbante o Foguinho é importante para a diversidade da nossa fauna futebolística e deve ser preservado. Mas eles precisam começar urgentemente a se dar ao respeito.

Onde que já se viu organizar força-tarefa pra levar torcedor ao Maracanã? Quem lê a matéria fica com a nítida impressão de que, para o chorafoguense médio, ir ao Maraca é um sacrifício, além de ser uma tarefa chata e inútil, como votar, se alistar no exército ou ir à reunião de condomínio. Fala sério, Botafogo. Encarem a realidade, se os caras não querem ir não adianta forçar a barra. No tempo em que se caçava botafoguense com auxílio da carrocinha o mico não era tão grande. O pior de tudo é que esse filme já passou.

Porque todo ano é a mesma coisa. Os famosos 18 torcedores deles que ainda vão ao estádio vem surfando novamente naquela onda midiática de melhor time da cidade, futebol mais bonito do campeonato, melhor aproveitamento de cobrança de lateral, o calção mais apertadinho, entre outros inúteis recortes de jornal (são grandes colecionadores) aos quais dão enorme crédito. Aí na hora que a chapa esquenta e a torcida tem que botar a cara contra um time grande eles pipocam.

Pra justificar essa amarelada geral eles têm sempre na ponta da língua um monte de argumentos gugu-dadá, frutos de profunda reflexão. Vocês já devem ter ouvido algum deles:

*O jogo tá comprado porque a Fla-Globo não vai abrir mão de duas finais com audiência recorde.

*O juiz é rubro-negro, porque foi visto comprando pão em São Gonçalo com uma camiseta vermelha e um chinelo preto.

*Não pode mais tomar goró no Maraca e eu só agüento ver o Botafogo quando tô bebum.

*Os torcedores maus do Flamengo vão roubar meu celular pré-pago e meu vale-transporte.

E por aí vão se esfarrapando em desculpas pra tentar encobrir, sem sucesso, o evidente cagaço que os acomete ao saberem que terão pela frente o impiedoso Mengão Fuderosão, o patrocinador mor de vices pro simpático foguinho sem ônibus. Mesmo sendo o 6º Mais Azarado do Mundo, o Time de Boneca, o que não ganha nadaaaaaaa, etc, o comportamento é compreensível, mas ainda assim condenável e levemente maníaco. Afinal, buscar resultados diferentes adotando os mesmos procedimentos que já fracassaram anteriormente é coisa de maluco.

Porque outra coisa que se repete ano a ano é que mesmo com essa marra toda de melhor isso e melhor aquilo no fim das contas o Foguinho bate de frente com o Flamengo. E aí os sonhos se desfazem, os castelos de areia desmoronam e aqueles que preferiram ficar em casa xingam a televisão, batem com o pé no chão, levantam do sofá e gritam pra patroa:
- Não te disse que era melhor ficar em casa? Time de frouxos!

Portanto, chorafoguenses de bom senso, parem de frescura e liberem logo o anel pra nós. Pra quê ficar regulando mixaria? A Nação já comprou mais de 35 mil ingressos em menos de 48 hs, tá na cara que não vai dar pra vocês. A Magnética vai chegar junto com tudo, encarem a invasão vermelha e preta como um fato. Parem com essa caôzada e garantam logo ao menos a arquibancada verde pra não chorar antes mesmo do jogo começar.

Ilustração:Pablo Lobo

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários