sexta-feira, 17 de abril de 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Alguns pontos sobre o jogo de domingo

- Willians não guardou segredo e revelou em entrevista que deve marcar individualmente a Maicossuel. Não sei se mais alguém também terá dedicação exclusiva a algum outro jogador do Botafogo - mas, de primeira, a ideia não me agradou.

Maicossuel é mesmo o grande criativo do meio de campo do Botafogo. No entando, ele é um cara que cai pelas pontas, vira atacante, troca de posição com Reinaldo e com Victor Simões. Ter um meia correndo atrás desse cara por todos os lados me parece meio caminho para desarrumar o meio-campo do Flamengo. Ao contrário do Fluminense, o Botafogo tem jogadores de meio-campo bem mais participativos e que saberão aproveitar se ficarem em superioridade numérica no
setor.

Aírton, até ontem, não havia treinado ainda durante a semana e pode ser substituído por Wellinton. Considerando essa função de Willians no jogo, pode fazer bastante falta. Ele poderia se adiantar da zaga e ocupar a posição de volante, quando Maicossuel estiver atraindo seu companheiro para outros cantos.

- A outra novidade que aparece como provável é a entrada de Émerson no lugar de Josiel, o Oswaldo Montenegro do ataque rubro-negro - tem quem goste, faz sucesso de vez em quando, mas a verdade é que o cara é ruim de doer. Quando está fazendo gol, a galera até esquece a sua total falta de intimidade com a bola. Como não foi o caso das últimas duas partidas, parece que ele pode mesmo dar  a vez.

Émerson, no entanto, ainda não me empolgou, apesar de suas emocionantes declarações de rubro-negrismo. Mas ao menos parece ter mais mobilidade e um tantinho mais de jeito pra matar a bola. Nesse time do Flamengo, no entanto, o essencial mesmo para ganhar a vaga no ataque é conseguir colocar ela pra dentro. O caminhão de gols perdidos no domingo passado deixou claro como faz falta alguém com essa habilidade no time.

- O desfalque de Juninho pode pesar bastante contra o Botafogo. Fora ter que usar um reserva na zaga, é um a menos pra resolver o jogo em bolas paradas. Até porque ele está em forma nisso, tem acertado muito, de qualquer distância. 

- É bom esperar a entrada do garoto Gabriel durante o jogo. É um moleque habilidoso, que dá trabalho mesmo. Ney Franco está cansado de conhecer nossos laterais-alas-atacantes, e com certeza vai colocar gente pelas pontas para atacar em suas costas. Ele é uma arma que pode ser usada.

- A eliminação do Botafogo da Copa do Brasil não deve ser encarada como algo necessariamente bom, um sinal de fraqueza do adversário. Ao contrário - pode servir pra dar a eles aquele plus a a mais de foco na partida, uma vontade extra de provar que o tropeço foi só por acidente. Fora isso, caso o Flamengo vença o jogo de domingo, voltará a enfrentar o mesmo Botafogo - que estará provavelmente abalado por dois insucessos seguidos, mas jogará focado apenas no Estadual, a competição que poderá salvar o seu semestre.

O que realmente pode ser bom para o Flamengo, de resultado desta partida do Botafogo contra o Americano. é a contusão de Reinaldo, que saiu  sentindo a coxa. Não li ainda sobre a gravidade da lesão, mas se ele não jogar ou não estiver 100%, já é um grande desfalque para o Botafogo.


• ANDRÉ MONNERAT trabalha com marketing e Internet e escreve também no SobreFlamengo.

Flamengo Net

Comentários