segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

As respostas de Cuca

Recebi hoje as respostas do Cuca. Antes de dizer o nome do sorteado, quero agradecer aos frequentadores do Blog FlamengoNet, que participaram com muito interesse e ao treinador Cuca, que demonstrou uma profunda vontade de interagir com o torcedor. Algo que podemos chamar de inovador na relação torcedor - time - técnico.

Como foi a primeira vez que fizemos isso no blog, utilizamos a forma simples de sorteio. Nome em papéis, uma sacola e puxamos o nome do torcedor. Pra não sermos injustos com todos aqueles que participaram.

A partir de hoje - digas-se de passagem, podem enviar novas perguntas pro Cuca - o sorteio será diferente. O Cuca receberá todas as perguntas, e ele escolherá as 10. Das 10, sortearemos da mesma forma. Peço, como forma de facilitar o nosso trabalho, que os amigos façam o seguinte:

1 - Enviem somente uma pergunta, e não 3, 4 perguntas em 1.

2 - Coloquem somente a cidade ao lado do nome. Facilita um bocado na identificação.

3 - Continuem assim. Se o Blog FlamengoNet pode colaborar com o time e com o treinador, vocês certamente fazem parte disso.

Ah, o ganhador foi o Lauro Moraes. Desejo sorte a todos para o próximo sorteio, e agradeço em nome do Blog.

Seguem as perguntas e respostas:

Pergunta 1:

Minha pergunta é só uma:
Por que o Flamengo parece ser o único time do mundo que não pode jogar num 4-4-2 clássico?Caramba, eu acho já que é muita depedência e até louvação demais aos dois laterais. Claro que acho os dois uns dos melhores no Brasil, mas isso é FLAMENGO, não se pode ficar refém disso tanto tempo não, já se vão aí 3 anos.O que penso ta aí...
1 goleiro - Bruno (claro)
2 zagueiros - F. Luciano e angelin (e sem história de que já estão velhos, mescla-se, deixa-se um e põe outro mais novo)
2 laterais - Leo e Juan (pq que não com funções só um pouco mais defensivas? outros mais renomados o mundo fazem, pq nao eles?)
2 volantes - Airton e Ibson (Airton como um cão de guarda e o Ibson sendo o que ele sempre foi 2º VOLANTE, sabe sair jogando e é um ótimo roubador de bolas)
2 meias - Paraíba ou Ewerton e Zé Roberto (Não há muitas explicações, os 2 são MEIAS, isso basta)
2 atacantes - Obina e Vandinho, Maxi ou Josiel (Mas deem um companheiro pro coitado do obina por favor, só faz se queimar sozinho lá na frente)
SRN
Diego PB 28.01.09 - 4:53 pm #

Como você pode ver no último jogo, o Flamengo também joga num 4-4-2 clássico. Já pensei nessas alternativas que você propõe. Espero que possamos conseguir a classificação antecipada, para testarmos mais opções com tranqüilidade.

Pergunta 2:

Cuca, ano passado a torcida passou por uma terrível experiência devido à relação Caio Jr x Jaílton. O técnico insistia com o jogador, mesmo quando estava claro que o garoto Airton desempenha a função de proteção da zaga com muito mais qualidade.Uma outra experiência traumática foi a ausência de um padrão de jogo definido.Tudo isso para perguntar o seguinte: Como é o processo de formação do tão almejado "padrão de jogo"? Como saber se um time está bem definido e até que ponto a opinião da torcida NÃO deve ser considerada?

Ronel 28.01.09 - 5:19 pm #

O padrão de jogo é uma combinação entre o ritmo de jogo, a característica do elenco e a necessidade imposta pelo jogo. Não há um padrão naturalmente ideal, o que se deve fazer é buscar uma forma de jogar que permita explorar ao máximo o potencial dos jogadores. Quanto às opiniões, não são boas ou más porque vêm de torcedores, mas tanto acho importante que estamos interagindo por aqui.

Pergunta 3:

Cuca, sabemos que rachões são muito bem vistos pelos jogadores.Até pouco tempo atrás, nosso time usava bastante desse expediente e isso se refletia em campo, com uma ausência de padrão de jogo, deficiência em saídas de bola e afins.Você tem planos de realizar treinamentos de jogadas ensaiadas? Não digo somente as cobranças de faltas, mas também situações como rebote de escanteio, recomposição da defesa ou saídas rápidas em contra-taque?
Gerson do Amaral Homepage 28.01.09 - 5:52 pm #

Teremos jogadas ensaiadas, sempre explorando o potencial específico dos jogadores envolvidos. Os melhores treinadores com quem trabalhei adotavam jogadas ensaiadas, com sucesso. Naturalmente que os rachões não podem substituir nenhum treino técnico ou tático, servem apenas como um momento de descontração.

Pergunta 4:

E eu complemento perguntando qual a sua opinião sobre o treinamento de fundamentos, e qual o motivo de um clube como o Flamengo não dar a devida importância a isso.
Alex do triplex

Essa questão deve ser trabalhada desde a base, e a impressão que eu tenho é que não se faz mais isso como antigamente, embora creia que o Flamengo possa ser considerado uma exceção pela atenção que dá à base. No time profissional, procuro orientar os jogadores sobre quais pontos devem ser aprimorados.

Pergunta 5:

Cuca,
Você pretende dar chances pro jonatas(mais uma), fierro, erick flores,vandinho?
Mengãominhavida 28.01.09 - 6:14 pm #

As chances nos jogos são uma evolução das chances nos treinos. Você pode observar que tenho tentado usar o máximo de jogadores possíveis sem prejudicar a busca de um padrão de jogo.

Pergunta 6:


Cuca,o esquema dos alas criado pelo Ney Franco tem se mostrado vencedor com uma copa do brasil, 2 cariocas e um 3º e 4º lugar no br respectivamente. Como fazer pra não se tornar refém dos alas em jogos sob forte marcação do esquema e dependência de boas atuações dos mesmos? Velocidade, movimentação, viradas de jogo pra confundir o adversário seria a saída?
joão, prata da casa 28.01.09 - 6:22 pm #

Você já deu uma parte da resposta, é isso mesmo. Além disso, observe como a saída do Souza e do Marcinho afetou o jogo baseado nos alas. Mas precisamos diminuir a dependência dos alas com o posicionamento dos armadores, aumentar a capacidade de reordenamento defensivo quando perdemos a bola e aprimorar a armação dos contra-ataques.

Pergunta 7:

Cuca, ontem, apesar do período sem criar nada e com o time meio perdido, me senti orgulhoso de ver o Fla com uma raça que ha muito nao mostrava. Acredito que isso se deve as suas modificações, portanto, parabéns.Outra coisa: procure escalar o Marcelinho sempre no MEIO! Não cometa o erro do Caio Junior.Você já provou ter personalidade, e isso é essencial!
Guilherme Andrade

Concordo que o time teve muita raça, mas espero que esse “meio perdido” que você mencionou possa ser superado dentro em breve. Espero um time bem melhor já na quarta.

Pergunta 8:

Pro Cuca: Quando efetivamente veremos o SEU time em campo, com o SEU jeito de jogar ? Laercio Carvalho - Aracati-CE 28.01.09 - 6:34 pm #

O time não deve ter o meu jeito de jogar, mas o jeito que melhor reúna as potencialidades de cada um. Não existe um time igual ao outro. Agora, se o que você quer saber é quando o time estará pronto e no auge, é uma questão muito complicada. Temos que planejar o ano todo, e o importante é atingirmos um padrão que sofra o mínimo possível com os reveses da temporada, como contusões e desgaste físico.

Pergunta 9:

Minhas perguntas para o Cuca seriam:1- Em um time que atrasa salários e tem dificuldade em cumprir seus compromissos, como exigir que o jogador entregue seu máximo(ou entre de coração como você falou na FlaTV), não só no jogo, mas em treinos, concentração e etc? Nesse caso, até que ponto você acredita que um jogador que reclama de um treino em 2 períodos(por exemplo), independente do mérito da questão, deve permanecer junto ao grupo?

SRN
Ulysses 29.01.09 - 2:59 am #
Creio que se pode manifestar opinião diferente sem que isso afete o rendimento. O importante é o jogador estar integrado à filosofia do trabalho e se sentindo integrado ao grupo. Quanto aos problemas estruturais, quem não os enfrenta no Brasil é exceção. Devemos fazer a nossa parte, que é o desenvolvimento de um time, e confiar que a diretoria fará a dela.

Pergunta 10:

Cuca,

Quando vc vai perder seu temor de ser novamente derrubado pelas cobras criadas do elenco e impor sua idéias, escalando o time no 3-4-3, como sempre foi ao longo da sua carreira ??Paulo Considera 29.01.09 - 2:04 am #

Não tenho esse temor, e as idéias são melhores compreendidas quando assimiladas pela sua razoabilidade, demonstrada pelos resultados e pela evolução do time. Eu realmente gosto do esquema 3-4-3, mas o melhor esquema é o que propicia o melhor rendimento.

Flamengo Net

Comentários