segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Preocupação com a ala-direita

No final do ano passado escrevi um post mostrando a minha preocupação de sermos "reféns" de Léo Moura e Juan, ou seja, de não mudarmos a nossa forma de jogar em função desses dois jogadores.

Apesar de estarmos iniciando a temporada, volto a questionar a "importância" dos nossos alas. Gostando ou não, reconheço a importância do Juan. Independente de estar bem ou mal na partida o mesmo nunca se esconde do jogo, ao contrário do Léo Moura...

Não digo que o Léo Moura é um mal jogador, pelo contrário. Já teve ótimos momentos no Flamengo. Ele sempre foi um jogador irregular e que volta e meia faz uma bela atuação.

A minha crítica é que essas belas atuações do Léo Moura estão cada vez mais raras. Não é de hoje que o nosso camisa 2 faz um joguinho pra lá de burocrático, se limitando a dor toquinhos para o lado e cruzamentos para a área.

Se por um lado ele não vem sendo efetivo na parte ofensiva, por outro, na parte defensiva, ele é nulo, como todos nós já sabemos. Com isso, ficamos sem ofensividade e sem marcação pelo nosso lado direito.

É bom o Cuca observar isso. No nosso elenco temos um jogador que teve poquíssimas oportunidades e tem um bom potencial: Fierro. Este atua na mesma função do Léo Moura. A diferença é que o chileno é mais ofensivo e sempre visa a linha de fundo, ao contrário do brasileiro, que gosta de afunilar o jogo pelo meio.

Não faço campanha bela barração de nenhum jogador, inclusive, acho que o Léo Moura deva ser escalado no time titular nesse início de ano.

Agora, não podemos ter jogadores intocáveis dentro do nosso elenco. E o Léo Moura, que eu lembre, NUNCA foi substituido ao longo de uma partida por ordem tática e técnica por nenhum treinador que passou pelo Fla nesses últimos anos.

É o caso típico do jogador que se acomoda, pois sabe que sua posição é intocável e garantida, independente de suas exibições. Parte da torcida, inclusive, tem uma paciência enorme por ele.

Flamengo Net

Comentários