domingo, 7 de dezembro de 2008


Libertadores Hora Zero

Sabemos que ser Flamengo é profissão de fé que se exerce diuturnamente durante todos os momentos da vida, mas essa é a ultima chance de cumprir a obrigação religiosa e ser Flamengo valendo 3 pontos em 2008. O calendário litúrgico do Flamengo está se encerrando, depois desse jogo não tem mais nada rolando, salvo um ou outro jogo de basquete ou de juniores, se não me engano. Já ganhamos o Futebol de Salão, Remo, Bocha e Tiro ao Alvo, no tradicional Jogo da Estrelas tivemos a caneta histórica do Zico no Animal. Depois do jogo o ano esportivo acaba pra Nação.

Na torcida muitos dizem que perderam o tesão. Em alguns jogadores esse estado de brochura é visível há várias rodadas. Nessa hora quem preferiu ficar fora do barco não interessa, importante é quem chegou pra remar. Como, por exemplo, os bravos guerreiros da Fla-Paraná, entre outros corajosos rubro-negros do Sul do país que deram pressão máxima na chegada do Mengão à Curitiba e deixaram claro para todos que o bicho vai pegar geral na Baixada.

Abram bem os olhos, comandantes, tripulantes e clandestinos desta embarcação, a Libertadores 2009 ta ali na frente. Parece distante, difícil de chegar, improvável, bla-blá-blá. Mas o que importa é que ela tá ali, entenderam? Então qualquer atitude que não seja partir pra cima com tudo como só o rubro-negro sabe fazer será julgado como deserção no calor da batalha, uma desonra sob todos os aspectos.

Abriria uma exceção na corte marcial para o caso particular envolvendo os rubro-negros que dedicam nesse momento maior atenção ao destino inglório do nosso xexelento freguês do bairro de São Cristovão, o vice eterno que tantas alegrias nos proporcionou. Os que aderiram a essa heresia (por favor, cheque o significado do termo antes de me detonar nos comentários) consideram que até mesmo um hexa campeonato seria menos importante que o rebaixamento público do bacalhau.

Essa galera que quer mais é ver o Iron Maiden balançar alega que um título do Mengão, que é um contumaz levantador de canecos, em questão de meses seria esquecido até pelo mais animado dos rubro-negros. Já o justo rebaixamento da corja da camisa feiona, ao contrário, seria motivo de zoação e alegria durante todos os anos em que perdurar seu calvário nas pestilentas divisões inferiores (alguém acha que eles conseguem sair em um ano da lama?). Como se costuma dizer quando um moribundo vai pra cidade dos pés juntos: - Foi melhor assim, ele tava sofrendo muito. Se você se diz Flamengo e pretende torcer contra, tudo certo. Vai lá, mas vai na consciência.

Entre nós, rubro-negros, não há necessidade de usarmos a arrogância para disfarçar nossas preocupações, podemos ser sinceros e analisar friamente os nossos adversários desse domingo. Entre os quais, logicamente, não se inclui o subalterno e desimportante genérico paranaense e suas patéticas caveirinhas do estádio meia-bunda. A vitória sobre os primos-pobres do interior é apenas uma espécie de pedágio que o Flamengo precisa pagar para continuar na estrada que leva ao topo da América. Que, sejamos humildes, não passa de um atalho para o topo do Mundo, nosso habitat natural.

Até Dona Marta, minha vizinha que é super gente-fina, mas que não se liga em futebol, sabe quem são os nossos verdadeiros adversários. E cá pra nós, quem é que ainda não viu raposinhas e porcos peidando na ultima volta do ponteiro? É acontecimento dos mais corriqueiros, que não vale sequer manchete nos jornais de suas províncias. O que significa, sem qualquer forçação de barra, admitir que as possibilidades do Mengão disputar a Liberta 2009 são reais e palpáveis. Nossa obrigação é torcer por isso. E a se considerar o histórico dos envolvidos nessa última e asfixiante rodada do Brasileiro, a estatística nos é francamente favorável. Afinal, nós chegamos mais longe muito mais vezes do que todos eles. Não por outra razão somos os maiorais, os mais temidos, os mais fodões.

Se a desonesta bambizada vai ganhar outra roubando, se os incorrigíveis chorões abrirem as pernas mais uma vez ou se seiláquenzinho entregar a rapadura, quem se importa? Quem vai torcer pro Flamengo ganhar sabe que a parada é dura e que as torcidinhas de 99% dos outros times já teriam jogado a toalha em situação semelhante. Mas a gente se garante. Nós somos o Flamengo, lembram-se? Aqueles que não vão embora nunca. Os especialistas em triunfos improváveis e vitórias extraídas a fórceps. Então estamos partindo pra cima pra arrancar essa vaga na moral. Quem viver verá. Libertadores, aí vamos nós.

Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários