segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa

Fora das quatro linhas

Esse período pós temporada é de angustiar. Não bastasse a abstinência dos jogos do Flamengo aos domingos, a enxurrada de notícias que circulam a cada momento através dos veículos de comunicação causa as mais diversas reações no torcedor. O único fato consumado até o momento é a chegada do técnico Cuca. A partir daí é esperar se haverá “barca” de dispensas, eventual venda de jogadores que se destacaram na temporada e aí sim ver quais serão as tais contratações específicas já anunciadas pelo Kleber Leite.

Enquanto as negociações vão rolando, o torcedor Rubro Negro vai dando seus palpites e brincando com as muitas especulações.

Fora de campo, o Flamengo tem temas importantes para o próximo ano. Já no mês de janeiro o clube deverá apresentar a fórmula encontrada para honrar seus compromissos referentes às dívidas com a União. Isso porque o acordo assinado referente à Timemania previa uma espécie de carência somente até dezembro de 2008. A partir de então, o clube tem o compromisso de complementar através de suas próprias receitas, todo o déficit entre o valor da parcela e o volume arrecadado pela loteria. Quero crer que os setores responsáveis do clube não aparecerão com surpresas desagradáveis no próximo mês.

Outro tema importante é a concessão do estádio do Maracanã. Além de poder oficializar o que já é de conhecimento de todos – O Maracanã como casa do Flamengo – é essa licitação que pode enfim abrir as portas para o lançamento de seu projeto de sócio torcedor, nos moldes, por exemplo, dos bem sucedidos projetos implantados pelo times do sul do país. Apenas como registro, o Internacional arrecadou R$ 20,1 milhões e Grêmio cerca de R$ 18,1 milhões neste ano apenas com seus projetos de sócio torcedores. Outro exemplo, o Atlético Paranaense, tem 20.138 dos 25.272 lugares da Arena da baixada já garantidos a seus sócios mensalistas e já possui cadastramento prévio em seu site para o próximo setor a ser construído no estádio. Mais do que os projetos do Sócio Off-Rio ou o da Fla-TV, esse sim, desde que bem executado, pode dar novos rumos financeiros ao clube. A fórmula do sucesso já existe.

Considerando as informações de momento, o principal patrocinador parece definido, e assim chegaremos às bodas de prata com a Petrobrás. Diante de um conturbado cenário econômico mundial, as bases do acordo parecem satisfatórias.

Sobre o fornecimento de material no clube há o litígio com a Nike. Aqui existe uma preocupação já que em entrevista concedida pelo presidente Marcio Braga ao Arthur no programa “Nas garras do Urubu” (Aliás, para quem ainda não viu ainda fica a dica, acesso liberado na Fla TV), me chamou a atenção quando o presidente deixa claro que o conselho arbitral pode definir quanto a Nike deve pagar de multa por não cumprimento do contrato ou, e aí a preocupação, quanto o Flamengo pagará de multa pela rescisão unilateral do contrato. Que o clube esteja juridicamente bem fundamentado para evitar novo rombo ao já combalido cofre da Gávea. Sobre a Olympikus, que ao que tudo indica inicia sua parceria em julho de 2009, já há valores definidos de contrato – consideravelmente maiores do que os até então pagos pela Nike. Fica a expectativa de que um grave problema dos últimos anos, que é a indisponibilidade de produtos oficiais para o torcedor em todo o Brasil, seja sanado, aumentando assim o faturamento do clube. Potencial para isso a Vulcabrás possui.

E no final do ano, as eleições no clube. Esse assunto creio que será melhor debatido pela equipe do blog no decorrer do ano, discutindo propostas dos eventuais candidatos que surgirem. O que definitivamente não precisamos é de influência desse ambiente de disputa política dentro de campo.

Mais dois temas merecem importante destaque, a reforma estatutária e a construção do CT. Mas para não alongar demais, falarei de ambos na próxima semana.

Que seja uma semana sem “sustos especulativos” para todos nós.

Até segunda e saudações rubro negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários