quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Um pouco da história entre Flamengo X Coritiba


No dia 25/05/1980 Flamengo e Coritiba se enfrentavam no Maracanã na segunda partida das semifinais do Campeonato brasileiro daquele ano. Quatro dias antes, na partida disputada no estádio Couto Pereira em Curitiba, o Flamengo conquistou boa vantagem ao vencer o confronto por 2x0 - dois gols de Zico - o que dava certa tranqüilidade à equipe para o jogo decisivo.


Mas a classificação deveria ser confirmada em campo. E começada a partida, o time paranaense partiu para cima, mostrando muita disposição em reverter a desvantagem. Logo aos 21 minutos, Vilson Tadei abriu o marcador para os visitantes. Dez minutos depois veio o segundo, com Aladim. O confronto estava aberto e o Coritiba já descontava, ainda no meio do primeiro tempo, o resultado sofrido na primeira partida. A torcida do Flamengo sofria com o resultado até aquele momento mas confiava no poder de reação da equipe.


Mesmo perdendo Zico - que sentiu uma contusão e teve que ser substituido - os jogadores Rubro Negros deram novas emoções ao confronto e em apenas oito minutos, buscaram uma impressionante reação. Nunes aos 34 e 37 e Carlos Alberto com um golaço aos 39, levaram à loucura os quase 88 mil torcedores presentes ao Maracanã. O Flamengo conseguia reverter a desvantagem, virava para 3x2 a partida e deixavam o adversário sem qualquer poder de reação.





O segundo tempo começou disputado, com o Flamengo melhor postado em campo. Mas a tranquilidade mesmo veio aos 19 do segundo tempo quando Anselmo, camisa 16, é lançado na ponta esquerda, percebe a saída do goleiro, aplica-lhe um “drible da vaca” e com o gol vazio dá um toque sutil na bola. Um belo gol que praticamente liquidava a fatura. Flamengo 4 x 2.


Perto do final da partida, aos 37, Claudinho ainda desconta para o Coritiba, em outro lindo gol, depois de uma troca de passes na área do Flamengo bem ao estilo do futebol mais técnico da época.



E o jogo terminou. Com muita festa nas arquibancadas do Maracanã, Flamengo 4 x 3 Coritiba. Enfim chegamos à nossa primeira final de campeonato Brasileiro, disputada em dois jogos emocionates contra o Atlético Mineiro – que nas semifinais havia despachado o Internacional - fazendo, na opinião de muitos, as partidas mais emocionates de toda a história das finais da competição.

Só que essa, é uma outra história...


Jogo 3172 – 25/05/1980
Flamengo 4 x 3 Coritiba
Competição: Campeonato Nacional
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)
Público: 87.934
Flamengo: Raul, Carlos Alberto, Rondinelli, Marinho, Júnior, Andrade, Adílio, Zico (Reinaldo), Tita, Nunes, Júlio César (Anselmo).
Gols: Vilson Tadei (21), Aladim (31), Nunes (34) (37), Carlos Alberto (39), Anselmo (74), Claudinho (82).

Flamengo Net

Comentários