quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Só pra contrariar...

Conheço o JM e o Lalas há algum tempo. JM tomou cerveja num boteco curitiobano comigo e com o Juan. Já o Lalas, lecionou sobre vinhos em 2 Expovinis e enchemos a cara juntos, olhando as lindas promotoras da feira.
Sou um leitor fiel dos 2. E coincidentemente, o texto do Lalas "bateu de frente" com uma posição que eu defendia em Caio Jr. Neste, junga-se um retrocesso a inclusão do Toró no esquema, e eu entendi e compreendi todos os argumentos. Como numa tribuna livre, vou defender o meu posicionamento, pois o melhor de tudo nessa questão é que, depois de um longo tempo, temos boas opções pra armar o time.
A presença de Toró atrás da zaga, como um líbero - e neste esquema doido que eu pensei, poderia ser Sambueza, Fierro ou até mesmo Kleberson ou Ibson - é para qualificar a saída de bola, saída esta que não é boa com Jaílton neste papel.
"Ah, Alex, lá vem você barrar o Jaílton!"
Não, não. Apesar de não gostar do futebol dele, sou sensato o suficiente pra ver que ele tem jogado bem, mas acho que pode melhorar a coisa. Se colocarmos o Jaílton como o primeiro volante, diminuimos o campo do adversário. Por mais que Kleberson e Ibson sejam excelentes ladrões de bola, é necessário termos um cão de guarda na frente da zaga, e não como último homem. Querem um exemplo? O Palmeiras. Tem Pierre ali na frente, rasgando geral, e o Martinez no papel de líbero. Sabe marcar e sabe sair pro jogo. No meu entender, um equilíbrio mais eficiente pra quem deseja um 3-5-2 produtivo. Se formos copiar, poderemos usar Toró ou Kleberson, no meu entender os mais qualificados para isso, deixamos o Jaílton apertando a marcação e adiantando nosso time - sim, ter uma marcação eficaz não significa dar espaço pro time deles chegar, e sim marcar quase que no campo deles - e qualificamos a saída de bola com um dos 2 citados no começo deste período do texto.
Confuso??? Pode ser que sim, mas vejo um equilíbrio maior nesta arrumação. No meu quadro-negro, o time pode ficar até mais ofensivo com uma melhor saída de bola.
Independente da formação, o importante é ganharmos em Recife, e encostarmos de vez na liderança. Simuladores à parte, o jogo se ganha dentro de campo.
Boa tarde a todos, e nada mais digo.

Flamengo Net

Comentários