sexta-feira, 3 de outubro de 2008

COLUNA DE SEXTA-FEIRA - André Monnerat

Entrevista: Sebastião Silva, diretor geral das Organizações Silva

Apesar da diretoria ainda ter uma reunião marcada com a Petrobras para discutir uma possível renovação do patrocínio, um concorrente já aparece para estampar a sua marca no Manto Sagrado em 2009: as Organizações Silva, que fizeram uma proposta de R$30 milhões por ano ao Flamengo. Leia a entrevista exclusiva com Sebastião Silva, diretor geral da empresa.

FlamengoNet - Como surgiu a idéia de ser patrocinador do Flamengo?

Silva - Foi uma decisão natural, Flamengo e Silva são duas marcas ligadas ao povo. O plano fica ainda mais óbvio quando temos em vista que as Organizações Silva já têm hoje cerca de 45% de seu faturamento ligado ao futebol. E o Flamengo tem muito a ver com isso. 

As Organizações Silva já têm negócios com o Flamengo?
De maneira indireta, sim. Nosso isopor de cerveja está sempre em frente à rampa do Bellini, no Maracanã, em dia de jogo do Flamengo. E é quando lucramos mais. A cerva ali é a nossa principal fonte de renda, apesar do conglomerado ter ainda um ambulante de biscoito Globo e dois carrinhos de pipoca - um em frente ao Odeon, outro em frente ao Colégio Pedro II de São Cristóvão. Como se pode ver, é filosofia da nossa empresa ligar nossa marca apenas a outras marcas-símbolo do Rio de Janeiro. E nossa idéia é criar diversas ações em cima da marca Flamengo.

Por exemplo?
Há o plano de lançar a cerveja do Flamengo, por exemplo. Que só vai estar à venda no nosso isopor.

O Flamengo já assinou contrato com uma cervejaria para este tipo de produto. Será uma retomada desta parceria?
Não, não. Muito melhor. Na nossa, a pessoa escolhe a cerveja que quiser, não tem que se obrigar a beber cerveja ruim porque é do Mengão não. Escolhe a marca que quer, eu colo o adesivo do Flamengo em cima, pronto, cerveja do Mengão.

Mas o que o clube ganharia com isso?
Bom, se o adesivo for oficial... Ganha no adesivo. Vai bombar a venda de adesivo. Mas tem mais idéias aí, de interatividade com o torcedor, pra divulgar não só o serviço de venda de cerveja. Com a pipoca, por exemplo. Criaríamos um prêmio do Jogador Pipoca Silva 2009. Ao longo do ano, o torcedor vota no nosso mega-portal no jogador que mais pipoca em campo. Isso faria o time correr nos jogos, porque ninguém ia querer levar o prêmio - apesar da pipoca do Silva ser a melhor da cidade, e o cara ia ganhar um ano de pipoca grátis. E iria bombar os acessos do nosso mega-portal.

As Organizações Silva têm um mega-portal?
Na verdade não, tem comunidade no Orkut só. Mais fácil, né? Mas tem só 15 membros até agora. Com a enquete e a interatividade, vai estourar.

Entendi. Um conceito bem Web 2.0.
Não, meu carro é Gol Mil mesmo.

De qualquer forma: R$30 milhões é muito dinheiro. Seria o maior contrato de patrocínio da história do futebol brasileiro. A empresa está preparada para arcar com este custo?
Isso não é custo, é investimento. Patrocinar o Flamengo vai dar lucro. A idéia é levantar recursos, assim que o contrato for assinado, aproveitando uma lacuna que existe. Como o clube não tem o seu projeto próprio, nós vamos lançar o Sócio-Torcedor Silva. O sujeito assina o plano por 10 reais por mês e vai ter direito a desconto na cerveja, na pipoca, no biscoito Grôbo... E ainda ingressos mais baratos e sem fila pro Maracanã. Com este projeto, vamos pagar os 30 milhões com o pé nas costas.

E como será feito este ingresso mais barato, sem fila? As negociações com a diretoria do clube já evoluíram neste nível?
Não, eu tenho um primo que é cambista.

E quando sairá a definição sobre o contrato?
A gente sabe que é uma negociação difícil. Temos aí um trunfo, que é um pré-acordo com um craque que está no exterior e seria o grande presente de assinatura de contrato para o Flamengo.

Você pode revelar o nome?
Trata-se do Fernando Médio, que não se adaptou ao futebol da Moldávia e quer voltar. Todos sabem que ele é rubro-negro, tem uma grande ligação com o clube. Ele me pediu pra tentar uma passagem pra Recife, pra encontrar a diretoria do Flamengo antes do jogo com o Náutico e já conversar sobre o contrato. De preferência no estádio mesmo, vendo o jogo.

Mas com certeza, vai ter muita multinacional querendo pagar o que o clube pede. A nossa aposta foi sair na frente, porque a gente tem uma agilidade de gestão que estas grandes empresas não têm. De qualquer forma, só de fazer a proposta a gente já está ganhando uma visibilidade que não teria nunca. E assim, quem sabe ajuda a realizar outro projeto nosso.

E o que seria este projeto?
Me eleger vereador! Então, fica o recado: Silva do Mengão, 79799. Mengô!


• André Monnerat é profissional de marketing em Internet, não tem candidato a vereador ainda e escreve também no SobreFlamengo

Flamengo Net

Comentários