segunda-feira, 20 de outubro de 2008

COLUNA DE SEGUNDA-FEIRA - Herminio Correa


Sonhar não custa nada

O clássico de ontem serviu para deixar qualquer Rubro Negro ainda mais desconfiado da equipe. Apesar da vitória e da conquista de três pontos que nos recolocam na disputa pelas primeiras posições, o desempenho mais uma vez foi muito abaixo das expectativas da torcida. Porém, como o confronto foi contra o “eterno vice”, bastou esse futebol (ou a falta dele?) para confirmar mais essa vitória.

Fato é que os números da partida de ontem são tão claros e tão gritantes que não caberia aqui uma análise mais direta, específica a um ou outro setor. Todo o time mais uma vez errou bastante, produziu pouco e quando pode substituiu técnica por vontade, ainda mais depois da expulsão de nosso capitão, para garantir a vitória. Mas ainda assim, tecnicamente, foi uma atuação muito fraca.

Insisto nisso não pelo fato de exigir que todas as vitórias venham sempre ao sabor de excelentes apresentações. O torcedor do Flamengo infelizmente vem se acostumando com atuações inconstantes. Basta relembrar nossos últimos jogos e veremos que há algum tempo não podemos comemorar uma boa vitória conquistada através de uma atuação irrepreensível. Mas é assim mesmo, de maneira contestável, que o Flamengo sustenta nesse momento a terceira melhor campanha no returno e ainda alimenta o sonho em busca de algo maior nesse brasileirão. Com muita cautela, acima de tudo, o sonho continua.

Sobre o próximo confronto, o futebol às vezes prepara umas situações bastante interessantes, curiosas. Depois do terrível resultado contra o Atlético, onde principalmente nosso bravo Caio “milhouse” Jr. foi bastante criticado pelas ousadas substituições feitas para a partida – provocadas pelas ausências de F. Luciano e Juan - novamente essa mesma necessidade de alterções surge, apenas duas rodadas depois, já que ambos estão suspensos para mais esse confronto. E ainda que cada jogo seja diferente, cada um tenha a sua história, nosso treinador já se antecipou em sua coletiva pós clássico e garantiu não pretender ousar novamente na improvisação. Sinal de que a amarga lição foi suficiente. Basta agora o time corresponder a isso dentro de campo na próxima quinta feira, quem sabe resgatando a mesma consistência, postura, demonstração de força conveniente ao Flamengo quando enfrenta seus adversários dentro do Maracanã.

Ainda sobre essa partida, há uma necessidade de atenção redobrada nesse confronto contra o Coritiba, afinal a equipe Paranaense tem o quarto melhor desempenho fora de casa, juntamente com Palmeiras e São Paulo. É jogo para entrar ligado desde o início, mesmo considerando que o astral entre os jogadores alviverdes não seja dos melhores após o empate em casa contra o Goiás, que praticamente minou as chances de conquista de vaga na Libertadores no ano de seu centenário.

Enfim, o campeonato está aí, embolado, aberto. As chances de título são pequenas, já as de vaga para a libertadores são mais tangíveis. Só que esse campeonato tem mostrado que a cada rodada todo o panorama pode se alterar, e ilusão se transformar em sonho ou vice-versa. A receita sempre foi, é e será jogar um jogo de cada vez e fazer de cada jogo uma final. O Flamengo tem elenco para muito mais nesse campeonato e ao final da 38ª rodada veremos o que alcançamos, onde chegamos. É muito importante que a torcida siga acreditando e apoiando. Tudo bem que não depende de nós torcedores até porque nossa parte já estamos fazendo, mas sem esse apoio, a tendência é de que fique muito mais difícil.

Até segunda e saudações rubro-negras, sempre!

Flamengo Net

Comentários