quarta-feira, 23 de julho de 2008

OPINIÃO - Eduardo Vinicius de Souza*

Sobre a nova camisa

Com relação ao trecho da notícia divulgada no site GloboEsporte e no Globo de 22/07/2008, de que a nova camisa do Flamengo não vai ser mais utilizada: "O modelo é inspirado nos anos 70, mas de acordo com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, a época não foi marcada por tantas glórias para o clube, portanto, não há razão para homenagens. Além disso, o dirigente não gostou do novo uniforme".

Quero acreditar que o Sr. Kleber Leite não tenha dito tantas besteiras.

Primeiro, ele pode estar mal informado: a camisa não foi inspirada apenas na dos anos 70. A camisa com listras estreitas foi usada durante décadas, ATÉ O FINAL DOS ANOS 70, portanto não foi pouco o que o Flamengo conquistou até então - me nego a enumerar todas as conquistas.

Segundo: mesmo se fosse apenas "nos anos 70", também não seria pouco. E aí ele demonstra não conhecer a história do Clube, mesmo tendo trabalhado como repórter naquela época. Nos anos 70, com a camisa de listras estreitas, o Flamengo conquistou, entre outros, os Campeonatos Cariocas/Estaduais de 1972 e 1974, o Tricampeonato (1978-1979-1979) e o Brasileiro de 1980 (que pertence, sim, à década de 70); as Taças GB de 1972, 1973, 1978 e 1979; fora outros torneios, inclusive internacionais, como o bi do Ramon de Carranza. Dizer que "não há razão para homenagens" é simplesmente ridículo.

Terceiro: ele não gostou do uniforme? Problema dele! Muitos gostaram, outros não, isso é questão de gosto e é democrático, mas o que importa é que foi aprovado no Conselho Deliberativo do Clube.

A hipótese de superstição eu nem vou comentar, pois é patética.

Se existe outro motivo como, por exemplo, incentivar a briga com a Nike, acho melhor ser dito, pois os alegados não merecem nenhum crédito.

* Sócio Emérito, Eduardo Vinicius de Souza é membro nato do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo. Foi vice-presidente de patrimônio histórico do Flamengo por algumas vezes. Mantém, ao lado de Mauricio Neves e Vitor Eidelman, o site Manto Sagrado (
http://www.mantosagrado.kit.net/). Detém um acervo particular sobre o Flamengo com mais de dez mil itens, catalogados e organizados no FlaMuseu, localizado no ApartaMengo, nos fundos de sua casa. EduardoVinicius autorizou a publicação desta mensagem no Blog da FlamengoNET.

Flamengo Net

Comentários