sexta-feira, 6 de junho de 2008

Salve o "Torcedor Doril"







.
.
.
.
.
.
.
Amanhã tem jogo do Mengão.

Não importa o adversário; se o Flamengo entrou em campo, pra mim, é como assistir a,....digamos; uma missa rezada pelo Papa, ou uma incorporação de Chico Xavier, com flashs de uma festa carnavalesca, se me permitem a comparação, porque, não há desrespeito na metáfora.

Num paralelo à missa, ou à incorporação espírita, gosto de respeito, silêncio, concentração e atenção, nos mínimos detalhes, ao que se fala e acontece, ao lado que, como nas folias de momo, são inevitáveis os gritos, gestos, a cerveja, uma pitada num cigarro, a euforia e alegria, além do sagrado direito, garantido pelo código do torcedor, ao palavrão, que soa mais, como forma de expressão, que como ofensa.

Mas, pra mim e pra maioria aqui, aposto, que é exatamente essa a comparação, visto a maneira que temos e sentimos, de amar, de respeitar, guardar no coração e de assistir a um jogo do Flamengo.

Minha religião é o Flamengo, minhas igrejas são; o Maracanã, Templo Maior, uma TV, ou um radinho de pilha, não importa, estarei orando. Meu Salvador é o Zico, a quem dirijo minhas orações!!! Minha Ave Maria, é o Hino do Flamengo, minha bíblia, é o Livro da Vida do Zico, minha batina, é o Manto Sagrado e minha estola, é a Bandeira Rubro-Negra.

Os espíritos que incorporo, são os de, Doval, Geraldo, Reyes, Figueiredo, Gilberto Cardoso, Ciro Monteiro, Bussunda, meu Avô, meu Pai e tantos outros já desencarnados do mundo terreno, mas ainda pertencentes e atuantes da Nação Rubro-Negra, agora, filiados à facção celestial.

É minha religião. Nem me peçam pra escolher outra e nem pensem em debater comigo este ponto de vista!!

Aquele que não concordar com o que penso e escrevo, tem seu direito, que respeito e ao qual jamais atingirei, mas, não me peça pra rever, mudar e/ou me desculpar pelo direito a meus conceitos, pois que, nele, termina o seu.

Se o Flamengo vence, todos os meus amigos e familiares sabem e já esperam, me encontrar com o meu melhor sorriso no rosto e o coração cheio da mais profunda alegria. Os que não comungam da minha sagrada hóstia, estão lascados comigo!!

Se o Flamengo perde, eu vou pra cruz. Todos querem me encontrar, me zoar, todos me telefonam, mandam mensagens no orkut, e-mails, enfim; eu tô lascado!!

Mas, fazer o que?? Estou sempre lá.

E o que mais me dá vontade sempre estar lá, zoando e sendo zoado, bagunçando e sendo bagunçado, encarnando e sendo encarnado, são três coisas: A primeira, é que eu gosto e consigo estar lá, respeitando e sendo respeitado, a segunda, é que, sempre que eu estou lá, faço parte da maioria e, a terceira é que, na absurda grande maioria das vezes, eu estou na vantagem.

Se estou zoando, que meu Flamengo venceu, ou conquistou um título, a maioria é de Flamenguistas e aí, ninguém segura a nossa onda.

Se estou sendo zoado, por uma derrota, quem me zoa, está sempre em minoria e, a minoria perde a graça, quando olha ao redor e se percebe ridiculamente incapaz de alcançar patamar tão mais alto e sem graça fica, porque, sem graça é.

Quando guri, meu tio me zoava, dizendo que meu Flamengo era freguês de seu bostafogo, que o bicho estava garantido, falava de Nilton Santos e Garrincha e me jogava na cara os 6x0, mostrando sua bandeira preta e branca, presa ao portão de sua casa.

O Toninho, meu querido e bom amigo, da padaria da rua, vascaíno, também me chacoalhava, quando seu vice vencia o Mengão e me esnobava, com um campeonato brasileiro, em 1974.

Um amigo de meu Pai, tricolored, tentou me causar um trauma, na adolescência, gabando-se de terem mais de 10 títulos cariocas na nossa frente e enaltecendo a tal “máquina tricolor” que arrebatou tudo,.......tudo........ele disse tudo????? Pelas contas da história, o time do Rivelino, só ganhou dois estaduais e mais nada, então, porque “maquina” ???

Os três se “aproveitavam da minha nobreza” de garoto e eu, me apequenava, na velha “síndrome do vira-lata”, achando que, nosso Clube havia nascido para a inferioridade, tal e qual nossa torcida.

Bem, os três, que já passaram desta, ainda foram bafejados pela sorte e viveram o tempo de admirar o timaço do Zico & Cia. Sortudos.

Antes de morrerem, viram tudo aquilo que eles tinham, multiplicado por dez e, ainda viram o Mengão Campeão do Mundo.

Meu tio, coitado; Certa vez, depois de uma goleada, entre as várias, que seu botinha sofreu para o Mengão, nos anos 80, quando me viu zoando, falou: “_Eu não ligo mais pra futebol. Meu time perdeu,..é???...de quanto?? De 6x0 ?? Por mim....”

O Toninho, da padaria, me viu trocar cinco camisas do Flamengo, cada uma com uma estrela a mais. Passou a não ligar tanto pra futebol.

O amigo de meu Pai, ficou desgotoso e desistiu de torcer, mas, morreu levando na memória o que, realmente, era uma “Máquina de Jogar Futebol”, que ganhava tudo,....mas tudo, mesmo!!!

Hoje, eu descobri mais uma diferença, entre o Flamenguista e.....”o resto”.

Nas vitórias, lá estamos nós, em nosso estádio, o Maracanã, gritando, cantando, agitando nossas bandeiras, comprando com antecedência todos os ingressos e lotando todo o espaço. E, nas derrotas, basta uma soprada na ferida, que lá vamos nós, outra vez, seja qual for a missão.

No futebol, no basquete, esportes olímpicos, no remo, na malha, no cuspe à distância; se é pra ver mais uma vitória, se é pra tirar o time de um atoleiro, não importa, lá estamos nós. Se é pra comemorar um título, tanto faz, isso nós fazemos o ano inteiro, pois, não há dia no mês, não há mês no ano e não há ano no século, que não se encontre mais Camisas do Flamengo nas ruas, que as de todo o “resto” junto.

O Flamenguista não se veste em dia ímpares de gala. Para o Flamenguista, pares ou ímpares, todos os dias são dias de se engalanar, com o Manto Sagrado e continuar comemorando. Mas, comemorando o que?? (eles perguntarão).......Comemorando o título que eles não têm e nunca terão. Comemorando “Ser Flamengo”. Esse é o Maior de todos os Títulos!!

Portanto, amigos, deixemos que eles façam suas festazinhas, também. Deixemos que gritem, que soltem suas frangas, que sejam, ou não, campeões de qualquer coisa, porque, certamente já fomos primeiro e, deixemos, também, que venham aqui, ou na rua,. tentar nos zoar (como se conseguissem).

Meia hora depois da festazinha deles, já não haverá nem sombra de papéis picados nas ruas. Meia hora depois, não haverá mais nada e tudo voltará a ser, como determinou e como quer o destino. O lado direito do “Nosso Estádio”, cedido a eles, voltará a ter meia dúzia de gatos pingados e tudo voltará a ser Flamengo.
Meia hora depois, nós já teremos outra coisa a comemorar, na frente deles. E não vão nos alcançar, NUNCA!!!!! Eles só tomam!!

E cada um dos poucos torcedores deles, se transforma no famoso, Torcedor Doril”.------“Tomou,...Sumiu.”

Eles são torcedores fanáticos. Mas, só nessas horas. Nós somos Torcedores do Flamengo. Por toda a eternidade. Amém.

A você, “não Flamenguista”, sofredor, mas que não perde uma publicação do FlamengoNet, fica aqui o agradecimento: Obrigado, por estar mais uma vez lendo um texto do nosso blog. Fique à vontade. Sua presença é importantíssima, pois, estamos cadastrando todos os torcedores de clubes pequenos que nos visitam e você faz parte de um deles.

--------------------------------------------------------------
Reparam que, dessa vez eu não sacaneei o incompetente do Çouza ???
--------------------------------------------------------------
Este texto, teve o patrocínio dos
--Lencinhos Nhem Nhem Nhem--
Pra quem só torce, quando o time está bem

Flamengo Net

Comentários