sábado, 28 de junho de 2008


Especial - História da FLAPARANÁ - Parte 2

A EXECUÇÃO

Como eu já possuía um núcleo formado dentro da minha própria família, que também eram residentes em Curitiba (irmão, cunhada, sobrinhos), fui juntando daqui e dali, e conseguí encontrar mais uns 10 flamenguistas que conhecia, inclusive o Raul Plassmann que era Secretário de Esportes e Lazer do Município de Curitiba à época.

O local para dar o start no projeto de formação da torcida, não poderia ser outro que não um jogo no qual o Flamengo estivesse enfrentando um time local. A estréia da torcida já tinha dia e hora programados: seria no Couto Pereira, na 14ª rodada do Brasileirão de 2005 , dia 24/07/2005, contra o Coritiba.

Com algumas pranchetas e fichas de filiação nas mãos, os primeiros integrantes e fundadores da FLAPARANÁ fizeram a sua estréia neste jogo, onde durante os 90 minutos nas arquibancadas e na entrada do estádio, foram colhidas dezenas de telefones e e-mails dos rubro-negros presentes, que serviram de embrião para a formação da FLAPARANÁ.

Depois, através do Orkut e da Internet, foram sendo contatados aqueles que tinham interesse em participar. A torcida cresceu e tomou corpo , sendo que a cada jogo do Flamengo em Curitiba, era maior o número de integrantes que se faziam presentes nos estádios do Atlético PR e do Paraná Clube e também nos bares com telão, onde eram assistidos as partidas que o Flamengo disputava. Foram confeccionadas as primeiras camisas com a logomarca da torcida e uma faixa que passou a se fazer presente nos estádios e nos bares freqüentados.

Neste jogo contra o Coxa, ocasião em que a FLAPARANÁ fez a sua estréia, até os 47min do segundo tempo, o Flamengo estava garantindo um importante e até mesmo heróico empate. Porém, apesar da torcida rubro-negra estar composta por umas 5.000 pessoas, e da charanga que levei ao estádio (uma banda com 7 integrantes e instrumentos de sopro) o Coritiba fez um gol bem no finalzinho e derrotou o Mengão (3X2).

Estreamos com derrota no campo, mas vencemos na guerra das torcidas, tomamos conta da arquibancada do jogo. Quem foi naquele jogo lembra-se que na transmissão da TV só se ouvia o grito da torcida do Mengão em pleno estádio do Coxa! Era esse o nosso intuito, queríamos mostrar que isso é Flamengo!

Flamengo Net

Comentários