sábado, 21 de junho de 2008

ESPECIAL - FLA-PARANÁ - UM CASE - PARTE 1 – O SONHO


A FLAPARANÁ surgiu a partir do desejo que alguns flamenguistas residentes em Curitiba (cariocas, mineiros, catarinenses, goianos, nordestinos e muitos paranaenses) cultivavam de ter uma torcida organizada, onde pudessem incentivar o Mengão nos seus jogos no Paraná, principalmente porque àquela época - ano de 2005 - a grande Nação Rubro-Negra estava passando por um inesgotável sofrimento, com derrotas seguidas e ameaça de rebaixamento no Brasileirão.

Quem é flamenguista de verdade sabe que é na dor, no desespero e no sufoco que encontramos forças para a auto-superação. Nesses momentos - onde todos os demais mortais abaixam as armas e se recolhem à insignificância - é que a gente pula no gogó do adversário e através do grito ensurdecedor das arquibancadas, o time alcança as vitórias através do brado da massa!

A acachapante diferença se faz presente e o 12º jogador entra em campo, o maior jogador que existe no futebol mundial: a raça que brota do manto sagrado, motivando os atletas através do grito da torcida do Mengão!

Comecei a planejar como poderia montar uma torcida que fugisse ao estereótipo tradicional das torcidas organizadas, cujo foco maior fosse a convivência pacífica entre seus integrantes, algo que pudesse ser ao mesmo tempo um espaço de exaltação ao Flamengo mas também um point de convívio democrático entre todos aqueles que haviam migrado para a capital do Paraná.

Deveria encontrar um bar que servisse ao mesmo tempo de local para esse fim e referência para os que quisessem torcer junto com outros irmãos rubro-negros.
A internet, as transmissões de TV a cabo, a tecnologia digital seriam grandes aliados, já que poderíamos utilizar essas ferramentas não somente para encontrarmos outros torcedores através de sites de relacionamento, blogs, enviando emails, mas também utilizando a transmissão dos jogos para servir como chamariz no intuito criarmos um interesse comum ao projeto. Era primordial, inicialmente, acharmos um lugar onde conseguissemos encontrar outros flamenguistas para iniciarmos o projeto...

No próximo sábado, a sequência da série.

Flamengo Net

Comentários