quinta-feira, 8 de maio de 2008

E agora?

Todo mundo assistiu o jogo e cada um tem suas opiniões. A minha, que não parece ser muito popular, é de que foi um resultado sobrenatural – uma vitória por 3x0 de um time que não acreditava que ganharia e nem sequer o tentou. Foram dois gols de acaso e um que foi classificado por um jornal mexicano como “a melhor jogada do América nos últimos seis meses”. Eles não tentaram nada com 0x0 no placar, continuaram não tentando com 1x0, não tiveram esperanças nem com o 2x0 e, quando fizeram o terceiro, devem ter ficado se beliscando em campo.

Acho que o Souza não pode ser nunca titular e acredito que, se tivéssemos outro ali, teríamos feito ao menos um golzinho. Penso que o Joel não podia ter tirado um meia pra colocar um atacante no intervalo. Não vejo sentido no Fábio Luciano jogar rachão na terça e na quarta ficar de fora do jogo por uma contusão que, dizem, já existia. Acho ainda que a festinha pro Joel antes do jogo foi bastante fora de propósito – mas vamos ressaltar que a torcida embarcou nesse oba-oba em cima do “Papai Joel”. E acredito firmemente que a hecatombe de ontem se explica bastante pela junção de todos esses fatores e mais todos os outros que vocês conseguirem pensar, inclusive um pênalti escandaloso não marcado; mas muito também por uma dose cavalar de macumba, mandinga, feitiçaria ou seja lá o que for – talvez uma justiça divina para que o nosso ex-treinador não saísse com uma moral totalmente desproporcional ao seu trabalho. Mas, por mais falhas que este trabalho tivesse, era pra gente ter passado de fase. Jogamos pra isso. Mas agora, como as análises são sempre feitas baseadas no resultado, parece que estava tudo 100% errado, assim como uma semana antes estava tudo 100% certo. Paciência, acabou, tá todo mundo sem chão, sem parâmetros, foi uma derrota de fazer perder o rumo de casa.

Independente de tudo isso, sabemos que os grandes problemas do Flamengo não estão no grupo de jogadores. Todos, aqui e na imprensa, rubro-negros ou não, falavam antes do jogo que o Flamengo tem um dos melhores elencos do Brasil, se não o melhor. Eu achava isso antes e continuo achando agora. O que atrapalha o Flamengo, hoje e já há muitos anos, é o que há por trás do time – planejamento (inclusive financeiro), ambiente de trabalho, estrutura etc. etc. etc.. Com este desastre, a percepção que a torcida tem agora da situação é ainda pior do que era antes; é só ler os comentários dos últimos posts pra ver como a grande maioria culpa a diretoria pelo oba-oba, falta de foco, inversão de prioridades, pensamento pequeno e por aí vai.

Pois bem. A diretoria teve uma oportunidade de ouro, com a grande fase que o time vivia, de levar o Flamengo-instituição a outro patamar. A Nação estava mobilizada, pronta pra embarcar no projeto do Mengão Cósmico Fuderosão, que ia passar o rodo em todo e qualquer adversário da galáxia. Um projeto de sócio-torcedor, por exemplo, se fosse lançado no início do ano tinha tudo pra bombar loucamente. Uma camisa exclusiva para a Libertadores, a preço acessível, com a renda revertida para o CT, iria vender como água no deserto. Um pacote de ingressos para o ano todo tinha tudo pra ser bem sucedido. Era o momento certo pra qualquer iniciativa de parceria pra novos produtos e patrocínios – é só ver que criaram não um, mas DOIS jornais diários inteiramente dedicados ao Flamengo, porque estava claro que o público rubro-negro estava ávido por consumir.

Agora, a situação virou. Tá todo mundo revoltado, prometendo não voltar ao Maracanã, xingando a diretoria e duvidando de cada um dos jogadores do elenco. Se antes a perspectiva era de título mundial, agora se fala em escapar do rebaixamento. Se espera debandada no elenco, e muitos até torcem por isso. O bonde passou. Ficou muito mais difícil de trabalhar, em campo e fora dele – e muito mais necessário. É olhar em volta, ver o que os outros estão fazendo, evitar falar besteira e se fechar no que é preciso fazer. Pra fazer, quem sabe, o bonde passar de novo.

E se preparem pra enxurrada de notícias ruins que vêm por aí. Vão procurar pelo em ovo de tudo que é maneira. É mais uma coisa pro povo que está lá prestar atenção e procurar blindar o time da melhor maneira possível.

PQP, que merda.

Flamengo Net

Comentários