sexta-feira, 18 de abril de 2008

A TPM dos Jogadores de Futebol




















Agora entendo o “porque”, daquela velha frase, muito repetida nos meios futebolísticos: “_Meu ciclo aqui terminou.”

É como ligar o rádio, para escutar um “Good Times”, aquele formato de programa, que recorda músicas que já foram sucesso e que marcaram as vidas dos ouvintes.

Toca aquela do Roupa Nova: “...Linda, só você me fascina, te desejo, muito além do prazê ê ê êêêê....!!”
"_Pô,....(pensa o cara)....nessa época, eu tava pegando fulana. "

Aí, toca uma do Leandro e Leonardo: “...Cadê você ê......que nunca mais apareceu aqui.....”
Tá lá, um corno, bebendo uma pinga, ouvindo e pensando: “_Jurema,...fiaduaégua...ondi tú devi di tá agora??....Piranha....me butô um chapé di tôro e si mandô...!”

Guardadas as devidas proporções, é mais ou menos assim, que nós, torcedores, nos sentimos, quando vemos um jogador, que foi dispensado de nosso clube do coração, estourando em outro, nos fazendo um gol e nos zoando na comemoração.

Querem alguns exemplos, mais recentes??? Tita, Djalminha, Marcelinho, Renato Barrigucho, Ailton, Júnior Baiano, Leonardo, Zinho, Marcelo (Madureira), Dimba (agghh), Jean (Mula sem cabeça), Alexotan, Romário, etc, etc, etc. Sem falar no “Chorão”, bebeto (letras minúsculas), que trocou porque é frouxo mesmo!!

Desses aí, alguns, realmente, não tiveram condições de envergar o “Manto”, mais outros, nos fizeram sentir dor de cotovelo.

Mas, “onde eu quero chegar??” Vamos lá.

No final do ano passado, com a fabulosa reação do Flamengo, no Brasileirão, muito se falou que, “com alguns reforços, o Mengão seria forte candidato ao título de 2008”.
Foram feitas contratações. Algumas, como a do Tardelli, caríssimas, se comparadas em nível do orçamento tupiniquim.

Mas, chega a hora do aperto, no Estadual e na Libertadores, o nosso querido, idolatrado, sempre amado, salve, salve Brasil, Joel Santana, vai barrando todos os novos contratados e voltando a utilizar os jogadores de 2007.

Então, eu pergunto: “Pra que, gastar dinheiro à toa?? Pra que, pedir reforços à diretoria, se não ia mesmo utilizá-los???”

Milhões gastos e só um aproveitado, o Kléberson, que ainda não mostrou metade do futebol que o consagrou,.....mas, ele tem todas as chances do mundo, os outros, não. Aí tem truta!!

Contra foguinho, o nosso bravo Natalino, ao chamar o Tardelli para o jogo, já perdendo de 3x0, ouviu dele que “não era o salvador da pátria”. Podia ter ido dormir sem essa, mas, deixa quieto. Daqui a pouco o cara se cansa de ser reserva e de ver um “jaílton” como titular, “pede pra sair”, o Kleber vende, a grana chega e com essa grana eles...............bem, aí não sei mais nada.

Mas o fato, é que o Joel está “matando o Diego Tardelli, o Maxi, o Jonatas, o Eder, entre outros, inclusive da base, como o Thiago Sales”, numa clara demonstração de preferência pela valorização de seus cupichas. Vai querer me dizer, que não os tem aproveitado, por estarem “fora de ritmo de jogo”??? E, como é que se adquire esse tal de “ritmo de jogo”?? É sentado no banco??....É ficando em casa, nos dias de jogo??

Se o Kleber contratasse o Vômário, Joel o colocaria como titular, porque “é peixe”.

Por mais que eu aprecie a força de vontade e dedicação do Toró, ele não pode barrar a maior categoria de um Jonatas.

E agora, a bola da vez, chama-se Gavilán. O Paraguaio está fadado ao esquecimento, até dia 23 de abril, quando termina seu contrato e, li nos jornais de hoje, que ele vai pro saco do Capitão Nascimento.
Ele falhou, contra o foguinho??? Mas, quantos gols nós já levamos, por falhas bisonhas do Leo Moura?? E do Juan?? E do Bruno?? E do Angelim??....E DO JAÍLTON ??????........Mas, estes são “Tropa de Elite”.

Daí, o Gringo vai para outro clube, joga pra cacete contra o Flamengo, faz gol, ou dá o passe, comemora e nós, vamos ficar recordando, ouvindo o “Good Times”, na “Rádio Saudade FM”.

O Nome que se dá a isto, é “TPM”.
“Tesão Pós Mengão”.

Sair de um fru, de um bostafogo, de um vasquinho, de um américa, de um cúzeiro, de um parmêra, ou outro clubezinho comum e fazer um gol contra eles, é sacanear meia dúzia. Mas, sair do Flamengo e fazer um gol Nele, é a Glória. O cara que faz isso está calando 40 milhões!! É uma veadagem digna de primeira página nos Jornais. O cara entra em campo, contra o Mengão, cheio de tesão !!!
No futebol, existem duas maneiras de aparecer, ser notado e virar notícia;
Primeira: Jogue pelo Flamengo e arrebente.
Segunda: Jogue contra o Flamengo e arrebente.

Lembram do jean (O Jacozinho, versão século XXI), dançando o “tô doido, tô doido, tô doido” ??? Lembram qual foi a foto do jogo, no dia seguinte? Mas, no caso do jean, foi “tesão duodenal”. Ele se apaixonou, de tal forma, pelo charuto do eu-rico, que declarou que; “contra o Flamengo, não gosta de perder nem par ou ímpar”, à exceção das pregas, é claro. Mas, convenhamos, um homem que deixa sua mulher interferir em sua profissão, assina, joga e faz o que ela manda, foge aos padrões de Machismo, para jogar no Mengão !!!!!!!!

Por fim, volto a me perguntar: “Pra que gastar com contratações, se não se faziam necessárias, tendo em vista que, pela visão do Joel, os que já estavam, são melhores que os que chegaram??”
Então, pra que contratar?? Pra que?? Ainda bem, que o Natalino não indicou a contratação de mais um “Atacante Matador”, afinal de contas, seria jogar mais dinheiro no lixo, pois que, já temos o Souza, que em 3 anos de Flamengo, está quase atingindo a fabulosa marca de 30 gols.
Te cuida, Vômário !!! Pelé chegou a mil, nó século passado. Este século foi você. Já viu né...!!??...Século que vem, só vai dar Souzão !!!

Conclusões, conclusivamente concluídas:

Acho que o ciclo (ou o circo?) do Natalino, está na tábua da beirada. Acho que ele, quando chegou, recuperou, sim, algum jogadores que estavam no ostracismo (comendo ostras), como o Torozinho, mas, em contrapartida, mandou outros, para lá.

Acho que um novo comandante, iria valorizar mais os talentos, que hoje em dia, estão jogados no banco. Isto, até que o ciclo deste “novo comandante”, também chegue ao fim.

Acho que, isto é um “círculo vicioso”, entre todos os treineiros. Um dá preferência a uns, outros dão preferência a outros, valendo exceção, apenas, para o Luxa, que não é burro, é um viciado contumaz em vitórias e títulos, sabe como tirar leite de pedra, sabe dar nó em pingo de éter e usa todas as cartas do morto e da mesa, até a batida.

Por último, acho que o Flamengo, em qualquer jogo, tem elenco pra fazer qualquer um sentir medo, menos nós, Torcedores Rubro-Negros e que acabamos sentindo. Tá igual ao policial, que apreende uma baita quantidade de armas, de qualidade, das mãos do bandido e as guarda na delegacia, mas não as pode usar contra eles e, quando vai pra troca, leva o velho trinta e oito. Aí tem medo, é claro.
O Joel e seus comandados, sabem meter a faca..........só não sabem é rodar, como faz o Luxa e como fazia o Galo.
------------------------------------------------------
Este texto teve o patrocínio do;
--------Para-Quedas Joel Paizão
Com ele, você salta e não “Erra Chão”.

Flamengo Net

Comentários