terça-feira, 6 de novembro de 2007


"_Blitz, Documento !"






O nosso querido, estimado, sempre amado e mais cotado nos Flaflus, técnico, ou treinador, como preferirem, Joel Natalino Santana, começou e teve toda sua carreira de jogador, com a imagem vinculada, sempre, a outro time. Eu o vi jogar, se é que se pode dizer que "jogou". Era uma espécie de.........deixa eu ver..........era mais ou menos um.................uuuhhhmmmmmmm...............já sei: Uma mistura de "cruz-credo com farofa de bunda de tanajura".

Por ter sido um típico tatuador de canelas dos craques e, ainda feito e pertencente ao lado negro da força, nunca fui com seu semblante.

Finda sua carreira de "escultor e artesão", Joel se transforma em "treinador de futebol".
Papo vai, papo vem e todos nós já sabemos o conteúdo de mais essa estória.

Hoje em dia, confesso que sou um admirador do Natalino. Considero-o de uma inteligencia bastante considerável, de um conhecimento futebolístico bastante abrangente e de uma capacidade de relacionamento, com seus comandados, impressionante.

Qual de nós, trabalhadores, nunca passou por uma fase conturbada, em nossos empregos? Qual de nós, apesar de estar procurando fazer seu melhor, nunca se viu enrolado, nervoso, sem encontrar a solução para um problema no batente diário?

Esses problemas, acontecem, também, no dia a dia de um atleta e, acaba por afetar negativamente, seu desempenho profissional.

É aí, que eu acho o Joel incrível. Ele consegue conversar, no pé do ouvido do cara, jogar uma letra, lá dentro do escutador de fofoca do jogador e ir acalmando as coisas, colocando a casa em órdem, fazendo com que ele(s), volte a ter confiança no seu potencial e vai, aos poucos, puxando e conseguindo seu melhor desempenho.

O Joel é malandro. O "prancheta", sabe, como poucos, unir um grupo desacreditado, sabe apagar incendios internos, sabe falar com os caras, usando o idioma que eles entendem.

Nós, devemos muito ao Joel. Desde 2005, quando chegou à Gávea, operou um milagre e saiu sem ver inaugurada sua estátua prometida, até agora, quando pegou vários grupos de jogadores, num elenco dividido e os transformou em um só grupo, unido. Como eu já comparei, fez com que todos remassem o Pherusa na mesma direção e hoje, temos o time com a melhor campanha no segundo turno do Brasileirão.

Porém, ái, porém.........


Eu agora chamo os amigos a refletirem comigo e a responderem a pergunta que me veio à cachola, assistindo o jogo de domingo em que perdemos para um timeco vagabundo, como o do Cruzeiro, sem quase que conseguir ultrapassar o meio de campo: A pergunta é:

Qual a categoria da Carteira de Habilitação do Joel Santana?

Estará o nosso bom e carismático comandante, apenas habilitado a conduzir carros de passeio??

Estará, o nosso bom e velho "Prancheta" autorizado a viajar, Brasil e mundo afora, pilotando uma scannia, ou um baita caminhão trucado ??

Vendo o jogo de domingo e não foi a primeira vez que reparei isto, tive a impressão de ter percebido que, o Joel não sabe armar um time pra vencer fora de casa.

Ví um time covarde, com jogadores que pareciam não terem recebido instruções para "atacar", mas sim e tão somente, para cuidarem do setor defensivo, o que fizeram mal.

Que o time é valente e manda no Maracanã, todos sabemos, porque jogamos juntos, mas.....e quando nós não estivermos em campo??? Quem é que partirá pro ataque??? Será que o time só sabe jogar quando numerado de 1 a 12 ???

Queria aproveitar, para comentar sobre a titularidade do "Agoranão-Ílton", mas, vou me recusar a analisar um jogador que nada acrescenta, além de subtrair.

Pensemos:

Se pleiteamos e vejo grande possibilidade de conseguirmos, uma vaga à Libertadores da América, que é um "Veículo de Carga Inflamável", pesadíssimo, que exije habilitação "Categoria E", não sei não....................será que o Natalino a possui??

Por mais que eu agora goste e dê força ao trabalho do "Prancheta", fica, aqui dentro do peito, aquele aperto e uma dúvida; Será preciso só contratar jogadores, para que tenhamos um time "COMPETITIVO FORA DE CASA", na Libertadores, ou no próximo Brasileirão???

Será preciso comprarmos somente o veículo, ou será preciso, também, contratarmos um condutor habilitado para conduzi-lo???

Meu medo, é que toda hora e lugar, a gente escuta aquele grito dos guardas:


"_Blitz, Documento !"

Flamengo Net

Comentários