Prece de Cáritas
Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àquele que passa pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade; ponde no coração do homem a compaixão e a caridade!
Entrevista coletiva, pós a derrota do “líder” para o Flamengo, nesta última quinta feira.
Vi, nos embaçados olhos do senhor “muricy”, um “ramalho” de bom senso, de humildade, de grandeza e de respeito, profissional e ao próximo. Por outro ângulo, vi uma vasta floresta de arrogância, prepotência, deboche e suposta superioridade.
Um jornalista, ao fundo, faz-lhe uma pergunta e ele, com a postura de um ditador extra terrestre, que acaba de invadir e dominar nosso planeta dita as regras de rendição incondicional, olha para o grupo de profissionais do “ramo” e diz:
“_O que? Quem perguntou? Não dá pra ver nada daqui...! Parece até uma voz do além...” (ou algo assim, pois a TV Bobo não repetiu nem enfatizou o fato desrespeitoso ao jornalista e ao ser humano). Fora o risinho cínico e o olhar de desprezo, que valem por trocentas palavras.
Fosse com os experientes e nobres amigos de blog, Teófilo Mitchel, ou o Mestre Sidney, a resposta que receberia, pela indelicadeza, viria imediata, em tom educado, bem pensada e articulada. Por exemplo:
“_Senhor muricy, por favor, mantenha o nível e respeite os profissionais que aqui estão trabalhando.”
Fosse comigo, com o Arthur, com o Moraes, O Imprensa, o Dão, ou outro colega mais esquentado, aqui do blog, ele já teria arrumado um sério problema, pois a resposta seria imediata e no mesmo tom ofensivo. Algo como:
“_ÔÔÔ..., ramalhinho, ôôô...muriçoca, vá pegar um saco de rola, baixa tua bola, lembra que você perdeu o jogo, não está em casa e se cuicar, tá arriscado não voltar pra ela!!”
Mas, fosse o Alex do Porradex, além da resposta, talvez ele tivesse que dormir com um bife no olho rôxo.
Com certeza, assim:
“_Cê falou o que?...Eu sou do além??....Que porra é essa, cumpadi ??? Tá pensando que tá falando com tua veia?? SCATAPLOF !!!!”..............1x0 no campo e 1x0 nos cornos.
São duas, as coisas que ninguém consegue deter. Uma, é a Nação Rubro-Negra, a outra, é o tempo.
Sobre a primeira, não preciso comentar. Sobre a segunda coisa, o “tempo”, este sim, ...este é senhor das verdades, é encarregado de pontuar as frases da vida e de colocar tudo em seu devido lugar.
Em seu tempo de jogador de futebol(?) o senhor muricy, como já comparei acima, nunca passou de um “ramalho”. Num paralelo com os dias de hoje, ele foi, talvez, digamos,.........melhorzinho que um Delacir, piorzinho que um Roni e igualzinho a um Afonso. Mas muito,....muito.....MUITO abaixo do meu primo, o grande Macaxêra.
Como treinador de futebol(?), ele foi Campeão de duas Copas do Mundo, um Mundial interclubes, três vezes campeão Brasileiro, uma vez da Copa do Brasil, uma Vez da Libertadores...............
Aahhh....não????.....não foi ???
Então, porque aquele olhar e aquela maneira grosseira de falar e de responder às perguntas na coletiva??
Seu time, por acaso, havia vencido o Flamengo? Havia, por acaso, ele, aplicado um nó tático nos comandados de Joel, mostrando clara e deixando evidente a sua influencia na armação de seu time e no resultado?
Não!!!! Nada disso havia acontecido. Ele era, na coletiva, a voz do time derrotado.
Do outro lado, estava o já citado Joel Santana. Vencedor do jogo. Que, por sua vez, representava e trazia a voz dos vitoriosos. E ele, o Prancheta, com a humildade dos grandes, respondia a cada pergunta e deixava claro que, todos na Gávea, haviam trabalhado muito, visando aquele difícil jogo.
Senhor “muricy ramalho” (nome que não escrevo com Letras Maiúsculas). Hei de vê-lo, ainda, treinando um Juventude, um XV de Piracicaba, um América de Natal, um Barueri, sem, é claro, tentar desmerecer as instituições citadas. Hei de vê-lo, sujeito, trabalhando em algum clube, que estará na luta contra o rebaixamento e cobrarei aquele mesmo sorriso cínico e debochado em seu rosto. Cobrarei seu ar de superioridade. Cobrarei sua mesma maneira desleixada, de se postar, de falar e de responder às perguntas, como se fosse o dono do jogo, das regras e das táticas invencíveis. Cobrarei seu pseudo-estrelismo numa entrevista coletiva, se é, que o convidarão para tal.
O mundo é redondo. Indo-se em frente, chega-se, sempre, ao mesmo lugar.
Como dizia meu velho Pai: “_O que faz o vento, é a curva!”
Confesso que nunca entendi o que ele queria dizer com esta frase, mas que é certa, deve ser.
Eu, por exemplo, sou redondo. Me faço de quadrado, que é pra não embolar. E o senhor, seu ramalhinho, deveria tentar exercitar essa malandragem.
O senhor, seu muriçoca, chegou ao Maracanã, ostentando um brilho de Super-star, mas, trazendo e comandando um time, que de grande, não mostrou nada, a não ser a pompa.
Vi, na estratégia de jogo do seu time, a mesma empregada pelos pequenos, quando enfrentam os Grandes. Demorando a repor a bola em jogo, recuando-a, sempre, na intenção de amarrar o andamento da partida, abdicando do ataque e, acuado, pelo maior poder ofensivo e disposição do adversário. Aliás, é até compreensivo, tal comportamento, visto que o “adversário”, era o Flamengo, com seus 70 mil e 11 jogadores, MACHOS !!!
Vi seus “Bambinos” (he he...coincidência), amedrontados, no canto do ringue, a tentarem clinchs, debaixo de uma saraivada de cruzados, sofrerem vários knockdown, até o inevitável knockout.
Será que o senhor considera “aquela postura covarde”, como tática de jogo?? Como postura de Campeão??
A soma dos acontecimentos, vem mostrar que, o seu atual time (eu disse “atual”), deverá ser o campeão dessa coisa que chamam de campeonato, tão chata quanto ver seu time jogar(?). O senhor, deverá conseguir chegar em primeiro, mas aconselho que aprenda bons modos de simplicidade e humildade, para com tudo e todos, pois, ninguém “é sucesso”,...as pessoas, às vezes, “estão sucesso” e esse é o seu caso. E, manter o “sucesso”, é muito mais difícil que alcançá-lo.
Não sei se o Senhor se dá com o treinador Cuca, ou se está de mal com ele, mas, se estiver de bem, pergunte como foi sua trajetória na Tropa de Sofredores. Há um mês e pouco atrás, estavam no céu, hoje em dia........!
O senhor chegou ao Maracanã, cagando goma. Saiu do Maracanã, cagado!!!
Leve na memória, ter visto a beleza da Nação Rubro-Negra e conte para seus filhos e netos, pois que, lhe valerá muito mais que a faixa de campeão da TV Bobo.
“Plim plim” pro senhor, seu “muriçoca ramalhinho”.
.
sábado, 6 de outubro de 2007
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários
|