sexta-feira, 13 de julho de 2007

Uma Homenagem ao Rondineli

Quem disse que no Canal Brasil (66 Net/Sky) só passa pornochanchada? Numa dessas raras tardes de vagabundagem remunerada estava zapeando de bobeira quando reencontrei nesse incompreendido canal de saliências o filme Flamengo Paixão, de 1980.

Foi dirigido David Neves, o Vate da Prado Junior, que não era muito entendido em futebol (era vascaíno), mas formou com os produtores rubro-negros Joaquim Vaz de Carvalho e Carlos Moletta pra rodar rapidamente um documentário sobre o terceiro TRICAMPEONATO CARIOCA antes de iniciarem as filmagens do longa Luz del Fuego ( 90 minutos de Lucélia Santos peladinha).

Acontece que aquele time do Flamengo repleto de craques era tão bom, mas tão bom que os caras não conseguiam parar de filmar. Acabou o Carioca de 79 e logo começou o Brasileiro de 80, o Mengão não parava de ganhar e os caras lá, filmando. Então resolveram que se o Mengão fosse à final do Brasileiro o filme acabava, porque senão ia ser outro Berlin Alexanderplatz (interminável filme chato do Fassbinder, com 24 horas de duração).

Criado sem maiores pretensões Flamengo Paixão passou com louvor na prova do tempo. É um grande filme em todos os aspectos. Os jogos de futebol filmados em 35 mm tem padrão Canal 100, com muitos detalhes e aquela clássica câmera-lenta que ainda é a melhor maneira de realçar os grandes lances e uma excelente trilha sonora. E o elenco então, nem se fala. Zico, Junior, Julio César Uri Geller e até o monumental Nilton Santos vestindo o Manto Sagrado e confessando que era Flamengo antes de se perder no Bosta, para mortificação completa da cachorrada.

Essa edição do Baú do Urubu é uma homenagem ao primeiro e único Deus da Raça, que na partida final contra a galinha mineira estava na clínica, com o maxilar quebrado, acompanhando pelo radinho seus companheiros conquistarem nosso primeiro Campeonato Brasileiro. Valeu, Rondi!

Volta e meia esse filmaço ressurge na programação do Canal Brasil, no dia 20 de julho as 9:30 vai passar de novo, fique ligado. Encontrei esse pedacinho aqui no Youtube, com os gols da final e a festa do título Brasileiro de 1980. Quer saber se é emocionante? É de sentar no meio fio e chorar lágrimas de esguicho.



Mengão Sempre

Flamengo Net

Comentários