VENCENDO E NÃO CONVENCENDO
Como as estatísticas são enganosas
E o Flamengo encerrou sua participação na primeira fase com cinco vitórias e apenas um empate. Igualou o aproveitamento da campanha de 1984, e igualou a seqüência de vitórias de 1981.
Eu estou feliz?
Não.
Já assisto futebol há 29 anos, e vi todas as participações do Flamengo na Libertadores. Não sou de me iludir com resultados, o que eu sempre procuro analisar é a atuação. O Flamengo foi ridículo ontem, como foi nas duas partidas contra o fraquíssimo Maracaibo. Este ano ainda não vencemos nenhum clássico, e nossa única partida convincente foi o 4x1 no Madureira. Mesmo as duas vitórias sobre o Paraná, em que pesem os bons resultados, não foram grande coisa, considerando que tivemos um pouco de sorte; contra o Potosí, todos comemoramos a bravura do time em resistir à altitude andina, mas convenhamos: o time boliviano teve chances de nos aplicar uma sonora goleada.
Do nosso time, só livro a cara de Bruno (sempre perfeito) e Paulinho (incansável, mas em sua função de volante). Os laterais são habilidosos, mas meio desleixados, irresponsáveis e inconstantes; os zagueiros sempre permitindo que QUALQUER ataque adversário nos assuste; os duzentos volantes que não protegem nada; os meias que não criam; e os atacantes...nunca foi tão difícil fazer gols. O Renato Augusto é bom jogador, mas limita-se a lampejos de no máximo cinco segundos, um drible aqui, outro ali, vários chutes sempre para fora. O outro Renato limita-se a cobrar faltas.
Somando a isso, há um azar monumental: todo atacante que começa a ir bem, se machuca. Perdemos o Luizão ano passado, o Ramírez, quando estava bem, o Obina, o Leonardo, e talvez agora o Souza (este ainda não tão bem, mas pelo menos vem fazendo uns golzinhos).
Como é que um time com quatro volantes consegue passar por momentos de sufoco diante do Potosí?
Sei que muitos irão reclamar. "Vocês são muito exigentes!", "O time tem a segunda melhor campanha!", "Estamos em primeiro lugar!"
Tudo isso é verdade, mas sejamos realistas. O nosso grupo foi muito fraquinho, e até o Paraná, sempre um fio desencapado para nós, saiu-se bem mal. O que esperar de um time cujos reforços para uma Libertadores foram Vinícius Pacheco e Egídio? (E que, diga-se de passagem, deveriam voltar para o Fla; o Egídio é muito melhor que o André; o Vinicius Pacheco é um dos poucos meias não-volantes.)
Estatísticas são enganosas. Tomemos 84 como exemplo. Nós tivemos uma campanha com o mesmo aproveitamento de agora: 5 vitórias e 1 empate.
É, mas...
Este ano fizemos 9 gols e tomamos 4. Em 1984 foram 19 gols contra 6 contra. Goleamos o Santos duas vezes, 4x1 e um histórico 5x0 em São Paulo. Tínhamos um time de craques: Fillol, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior (vendido após a 1ª. fase, substituído por Adalberto); Andrade, Adílio e Tita; Bebeto, Edmar (Nunes) e João Paulo (Lico). Hoje temos um time apenas razoável, que quanto mais tempo joga, pior parece. Uma diretoria que só pensa em contratar cabeças-de-área e não consegue ir atrás de reforços de categoria. Outros foram atrás do Amoroso, Giovanni, etc. Nós, nada, nenhum movimento para conseguir um reforço de peso.
(Ah, mas e o Nilmar, me perguntarão? É craque, não discuto, mas está recém-operado e só vai ser útil no segundo semestre; nossos problemas são imediatos!)
Não quero a saída do Ney Franco. Acho que nos momentos decisivos ele foi bem. Mas tem sua parcela de culpa, pois o time não demonstra uma única jogada ensaiada, nenhuma melhora em tentar resolver o problema explícito da falta de gols. Eu sugeriria avançar o Leo Moura para o meio, mas aí é só um palpite de torcedor.
Mas, por enquanto, apenas sonhando. No mundo real, não estou muito otimista. Com o que jogamos até agora, não vejo como superar times mais fortes que bolivianos e venezuelanos. Até mesmo para a final do Carioca não estou muito empolgado. Não vejo este time com força para combater em duas frentes.
Sei que o Flamengo Cósmico pode incorporar, e empurrados pela Torcida, acabemos ganhando todos os títulos. Mas bem que o Flamengo Terrenos podia dar uma ajudinha...
|