quinta-feira, 29 de março de 2007

Uma visão tática do Fla-Flu de hoje

Como o Ney Franco ainda faz um certo mistério em relação ao time que começará jogando logo mais, diante do Fluminense, fiz três exemplos de esquemas que ele tem em mente.

Esquema 1





Nesse caso, Ney Franco barraria o Roni e o Juninho Paulista e promoveria a entrada de Léo Medeiros e Claiton.

Com esse esquema, o time terá mais a posse de bola e mais força na marcação do meio-campo. Renato Augusto poderá atuar livre, sem se preocupar com a sua cobertura. Ele terá mobilidade para atuar na meia e no ataque, pelos lados do campo. Liberdade também terá o Renato Abreu para chegar ao ataque e finalizar ao gol. Paulinho não ficará sobrecarregado como nos três últimos jogos (contra o Paraná e Vasco) pois terá o suporte de Léo Medeiros, na esquerda, e Claiton, na direita. Léo Medeiros, aliás, pode ser uma arma também nos chutes de média e longa distância. Quem mais ganha com esse esquema são os laterais, que podem subir mais ao ataque sem deixar espaços na defesa.


Esquema 2: Nesse caso, Ney Franco faria apenas uma modificação em relação ao jogo passado: sai Juninho e entra Léo Medeiros. Com a entrada de Léo Medeiros, o lado esquerdo poderá ficar mais protegido, com Juan atuando com mais liberdade. Renato Abreu jogaria centralizado, mas caindo também pela ponta-esquerda e ajudando na marcação.

Esquema 3Nesse esquema, Roni deixaria a equipe para a entrada de Léo Medeiros.

O meio-campo ficaria muito povoado. No setor de criação, Juninho Paulista (mais adiantado) e Renato Augusto (caindo pelo lado direito) municiariam o Souza.

Léo Medeiros e Renato exerceriam as mesmas funções do esquema 2.

Obs.: Em relação ao Luizinho, ele tem as mesmas virtudes que o titular Léo Moura: apóia bastante e tem um bom cruzamento. No setor defensivo ele deixa a desejar.

FLUMINENSE:

Joel Santana tem apenas uma dúvida: três zagueiros (esquema Flu 1), com Roger, ou uma linha de quatro, com o médio volante David entrando no time (esquema Flu 2).

Esquema Flu 1

Sem Carlos Alberto, Cícero atuaria exatamente na mesma função que brilhou no Figueirense em 2006. Mas, se o Paulinho colar nele, tranqüilo, mataremos o único jogador de criação deles.

Depois de Cícero, o jogador mais ofensivo (tirando os dois atacantes) é o lateral-direito Carlinhos. E é ali que poderemos ganhar o jogo se o Juan estiver num dia inspirado.

Minha maior preocupação é em relação ao Irineu. Ele terá que ficar esperto com o rápido Soares, que costuma cair sempre pelo lado esquerdo (do ataque do Flu).

Esquema Flu 2

O esquema acima mostra o Fluminense com uma linha de quatro. Mais uma vez eu destaco as subidas do Carlinhos e a liberdade do Cícero.

O David, que entraria no lugar do Roger, até fez uma boa Série B pelo Náutico ano passado. É um jogador que tem uma certa disposição e um passe razoável.

Bom, para o post não ficar gigante, eu colocarei aqui, amanhã, o esquema que mais me agrada. Mas já posso adiantar: Leonardo é titular no meu ataque.

Flamengo Net

Comentários