domingo, 11 de fevereiro de 2007

Fiquei preocupado

Primeiro, vamos falar do mais importante, que influencia o que vem pela frente: o time não foi bem em seu primeiro teste contra um adversário de verdade. Jogo por jogo, acho que o empate acabou sendo bom pra gente.

Me pareceu que temos um problema grave de saída de bola. É uma dificuldade incrível pra conseguir passar do meio do campo. No primeiro tempo então, quando o Botafogo passou a maior parte do tempo buscando o resultado e por isso marcou mais na frente, a situação foi crítica. Mas durou o jogo todo o festival de passes errados em situações perigosas e bicos pra frente que só serviam pra devolver a posse de bola ao adversário.

O meio-campo hoje esteve especialmente mal. Renato Augusto, de quem sou fã e nem pensaria em tirar do time, teve uma noite bastante ruim. Mas nada comparável ao que foi Claiton - e talvez boa parte do problema da nossa saída de bola tenha estado hoje na atuação lamentável dele. Afinal, é o meio-campista que teria a maior responsabilidade nessa função.

No ataque, sei que não é todo mundo que concorda comigo, mas pra mim Souza e Obina juntos, a não ser em situações muito específicas, não dá. Pensem aí e lembrem de um ataque com dois centro-avantes grandes como eles que tenha dado certo. Eu tentei e não pensei em nenhum.

Fora isso, o que pra mim me pareceu mais grave: o time marca muito mal. Não falo em mal posicionamento, e sim na marcação mesmo. Os jogadores só cercam, de longe, sem dar o bote nunca. Dão muito, muito espaço mesmo pro adversário pensar; a diferença em relação à postura do Botafogo, que mordia o tempo todo, era muito grande. Não dá pra ser assim não, e espero que em jogos futuros e mais sérios isso mude.

* * * *

E aí, a hora de falar no que não muda nada na avaliação do time pra frente, mas que fez diferença no resultado de hoje: o juiz atrapalhou. Um pênalti que foi claramente fora da área e um impedimento do Obina quando ele iria sair sozinho na frente do goleiro.

Flamengo Net

Comentários