quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Almoço de Negócios

Quinta-feira, pós-'batalha de Potosi' , estava eu num almoço de negócios com um cliente importante, gringo, inglês para ser mais exato, beirando os 50 e poucos anos.
Papo interessante, a conversa variou desde negócios até sobre suas impressões à respeito do Rio de Janeiro, sobre o carnaval e tal, e como bom inglês, ele mostrou-se bastante interessado por futebol. Na verdade, a conversa fluía tranquila, apenas amenidades de parte a parte, até que, inesperadamente, ele veio com a seguinte pergunta:
“Vocês que são brasileiros, da terra do futebol, quem pra vocês é o melhor jogador de futebol da atualidade?” (É bom esclarecer que representando a minha empresa estavam eu, um tricolor e um vascaíno....)
Não deu tempo nem de alguém piscar. Mais que imediatamente respondi sem pestanejar:
“Obina, ora!”
Os meus dois sócios se entreolharam sem acreditar no que eu estava falando.
Prossegui:
“Anota esse nome, você ainda vai ouvir falar muito dele.”
E o gringo:
“Mas e o Ronaldinho Gaúcho, e o Kaká?”
Eu retruquei:
“Esquece. Esses dois são coisa do passado. Obina é o cara.”
A partir daí, vocês já podem imaginar o que aconteceu. Tive que explicar em detalhes pro inglês quem tinha a maior torcida do planeta, quem desbancou aquele que ele considerava um dos maiores times de todos os tempos (o Liverpool do fim dos anos 70 e começo dos 80), que o jogo de ontem em Potosi que ele tinha parado de ver no intervalo com 2 a 0 pro time da casa acabou 2 a 2, que o Obina era bem melhor que o Eto´o, qual era o time do Ronaldo Fenômeno, que time era o verdadeiro dono do Maracanã....., enfim, fiz o meu papel de enriquecer um pouco sua cultura futebolística e apresentar-lhe um pouco da mística rubro-negra.
O inglês foi se empolgando e disse que seu filho de 11 anos jogava no infantil do New Castle, e que tal como ele adorava futebol e tal e coisa.
Pra encurtar a história: voltamos pro escritório, compramos uma camisa do Mengão número 7 (do Obina!) pro inglês dar de presente pro seu filho, e de quebra arrebatamos, para incredulidade dos meus sócios, além do cliente (claro!) mais dois fiéis integrantes (ingleses) pra Nação Rubro-Negra.

Flamengo Net

Comentários