quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Marcio Braga - ESPECIAL PARA O BLOG DA FLAMENGONET ***

Porque sou candidato à presidência do Flamengo no mandato 2007/09

Sou candidato para concluir o trabalho a que nos propusemos quando assumimos em 2004. Naquela ocasião anunciei que os primeiros três anos seriam de reconstrução, de colocar a casa em ordem. Os três seguintes serão de importantes realizações, de uma grande e definitiva expansão para o Clube, recolocando-o entre os maiores do mundo.

O Flamengo é uma instituição grandiosa. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que deve ser compreendida e dirigida como de natureza pública. É, de fato, uma Nação de 35 milhões que deve ser governada, por uma Diretoria, com muito amor, dedicação, garra, persistência, humildade e compreensão. Presidir essa instituição representa a maior responsabilidade, satisfação e honra para um cidadão brasileiro.

Para presidir um clube da magnitude do Flamengo alguns requisitos são necessários, como: entender e compreender o Flamengo, em sua real dimensão; ter bom currículo dentro do Clube; ser reconhecido e respeitado nos meios governamental, político e desportivo, principalmente, no futebol. Seria temerário, sobretudo neste momento, colocar alguém que não tenha esses requisitos à frente do Flamengo.

Resultados da Gestão 2004 - 2007

O Centro de Treinamento - O início, em janeiro de 2004, da construção do Centro de Treinamento para o futebol representa um marco para a atual administração Marcio Braga. Contar com um CT é condição primordial para se alcançar sucessos e conquistas no futebol.

Carinhosamente chamado de Ninho do Urubu, o CT está localizado em Vargem Grande, em área belíssima, com cerca de 130m². Hoje, já dispõe de quatro campos, de tamanho oficial, e de uma casa, que está sendo utilizada como residência para 40 atletas das categorias de base. Nesses três anos, foram também realizadas inúmeras outras obras de infra-estrutura.

O CT vem sendo utilizado por todas as categorias de base e, com freqüência, para treinos da equipe principal. A construção do CT, em área adquirida há cerca de 30 anos, significa também um expressivo aumento do patrimônio do Flamengo.


Financeiros e Administrativos - A gestão dos exercícios obedeceu a uma política administrativa austera e responsável, controlando gastos e aumentado as receitas do Clube. Como reflexo, foram obtidos resultados operacionais positivos (superávits), com a criação de uma base para o crescimento sustentável.

A receita, durante os 32 primeiros meses da gestão, chegou a R$ 173 milhões, dos quais R$ 40 milhões, ou 23% da receita, foram destinados a pagamentos de dívidas passadas. O Quadro de Empregados do Clube sofreu uma redução de 23%.

Esportivos - Nos Esportes também o Triênio 2004 ? 2006 foi de grande sucesso.

Futebol - Em 2006, após 15 anos, o Flamengo voltou a conquistar de forma brilhante um título nacional, a Copa do Brasil, que dá condições à conquista da Libertadores e do Campeonato Mundial de Clubes. Foram dois jogos eletrizantes com vitórias sobre o nosso arqui-rival, que encheram de alegria e "lavaram a alma" de toda à Nação Rubro-Negra.

O Flamengo foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Estadual, em 2004, com exibições empolgantes, que consagraram a canção Sorte Grande, da grande cantora Ivete Sangalo, levando o refrão ?... poeira, poeira...? para os estádios do Brasil e da Europa.

Nas categorias de base, o Flamengo foi campeão estadual em todas: mirim, infantil, juvenil e juniores, revelando grandes promessas.

Remo - O Flamengo foi campeão estadual em 2004 e 2006, além de vários outros títulos. O dois sem do Flamengo, Sobral Júnior e Thiago Gomes, foi campeão Sul Americano. 13 remadores do Flamengo foram selecionados para o Pan Americano.

Esportes Olímpicos - Ginástica Olímpica, Basquete, Natação, Pólo Aquático, Nado Sincronizado, Vôlei e Judô conquistaram inúmeros títulos para o Flamengo, mantendo a tradição de maior clube poli-esportivo do País. Destaques para: Diogo Hypólito,campeão mundial, e Danielle Hypólito na Ginástica Olímpica, ; Mariana Brochado, recordista sul americana e Thiago Parravicini, grande promessa, na Natação; as irmãs Márcia, Cecília e Manuela Canetti , Illana Pinheiro e Rafael Murad no Pólo Aquático; Caroline Hildebrandt, Gláucia Heier, Júlia Franco e Michele Frota da equipe de nado sincronizado, base da seleção brasileira; Patrícia no vôlei; Leonardo Leite, Linda Calderaro e Ricardo Ayres, no judô; e, Olivinha no Basquete.

Projetos - Temos bandeiras, temos projetos. Após a conquista da Copa do Brasil, estamos nos preparando para a Libertadores e para o Campeonato Mundial de Clubes. A necessidade de se fazer a reforma institucional é quase uma unanimidade dentro do Clube, o processo de discussão deve ter início em janeiro de 2007. A Revitalização da Gávea é um programa constituído de quatro projetos: construção do estádio; novas instalações para os esportes olímpicos; ampliação e adequação da sede; e, o Centro de Excelência de Remo. Das quase 50 aprovações dos órgãos oficiais, faltam somente três, que devem ocorrer até o final do ano. A partir daí, vamos escolher os interessados em participar da construção, e são muitos, e, imediatamente, dar início à mesma. Se Deus quiser, até o final do próximo mandato o estádio estará concluído. A autonomia do futebol, também, é uma necessidade inadiável. O futebol, os esportes olímpicos, o remo e a sede(FlaGávea), com autonomia de gestão, por delegação planejada, devem constituir unidades operacionais próprias e auto suficientes financeiramente. Mas, há outros projetos importantes no nosso Plano de Metas, como o realinhamento fiscal e o prosseguimento do saneamento financeiro, a implantação do orçamento por objetivos, a total profissionalização das funções executivas e o Projeto Nação Rubro-Negra, que visa buscar mecanismos efetivos e benéficos para o Clube e para a Nação.

Mensagem Final

Deixo uma mensagem final de muito otimismo para os próximos anos, pelas boas, concretas e confiáveis perspectivas. Temos rumo seguro e bem definido. Sabemos de onde vimos, onde estamos e onde queremos chegar. Muito obrigado.

*** Visando dar mais subsídios para o debate sobre as próximas eleições no Clube de Regatas do Flamengo, a equipe do Blog da FlamengoNET convidou por e-mail as três chapas concorrentes para produzir um texto especial para publicação neste espaço, todos respondendo à seguinte questão: "Por que sou candidato à presidência do Flamengo no mandato 2007/09".

O primeiro texto que recebemos é o do candidato Marcio Braga, presidente do clube. Publicaremos os textos dos candidatos Ronaldo Gomlevsky e Arnaldo Cesar Pires tão logo recebamos os textos.


A equipe do Blog da FlamengoNET pede a seus visitantes respeito aos candidatos nos eventuais comentários. Comentários insultosos serão moderados.

Flamengo Net

Comentários