terça-feira, 12 de setembro de 2006

Formando, Administrando e Mantendo Jogadores - Tarefa Complicada para os Clubes

Não pretendo aqui fazer apologia a este ou aquele dirigente, até porque nos últimos anos eles só serviram para complicar e muito a situação financeira do nosso Flamengo. Mas acho importante ressaltar quando algo de bom é feito em prol do clube.
Foi com rara alegria que nós rubro-negros lemos no jornal oGlobo de hoje (12/09/06) que o Renato Augusto, 18 anos, nossa maior promessa no momento, não só não possui vínculo algum com qualquer empresário, como também teve seu contrato estendido por mais cinco anos com uma multa recisória de 30 milhões de euros. Imaginem o esquadrão que teríamos em campo, se conseguíssemos manter os jogadores por nós revelados pelo menos por um pouco mais de tempo do que se consegue hoje em dia. O caso do Jônatas é apenas o mais recente e absurdo deles.
E mais, segundo o tal dirigente, foi feito um trabalho específico com o Renato Augusto por conta de um problema crônico de amigdalite e de desvio de septo nasal que o mesmo apresentava, prejudicando sua condição física ainda nos juniores. Esses trabalhos específicos, sejam eles de ordem puramente técnica (melhora de defeitos específicos que jogadores apresentem ainda novos - quem não se lembra de como o Jean não sabia chutar, por exemplo) ou de ordem física, (como no caso do Renato Augusto ou mesmo do próprio Zico, há algumas décadas atrás) é que acabam fazendo um diferencial no médio e longo prazo. É dessa maneira que esperamos que o patrimônio do clube, e a prata da casa, principalmente, seja administrada.
Claro que há muitos outros problemas que envolvem a formação e a manutenção dos atletas e em nem todos eles a culpa é exclusiva dos nossos dirigentes. A famigerada Lei Pelé em muito prejudicou os clubes e não vejo nenhum movimento sério por parte dos mesmos em tentar se reverter esse quadro. As eleições estão aí, e nada, absolutamente nada, é dito ou feito. Qual candidato defende uma mudança séria nesse quadro que tanto prejudica as agremiações de futebol?
Por que representantes dos clubes não se unem e não tentam fazer alguma coisa à respeito?
Será porque hoje em dia empresários e dirigentes se misturam e conjugam interesses próprios que nada têm a ver com os clubes? Será essa mesmo a triste resposta...?

Flamengo Net

Comentários