quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Planejamento estratégico

Uma coisa me chamou a atenção nas comemorações do Internacional, logo após a conquista Libertadores. Mesmo eufórico, emocionado, exultante, o presidente do clube Fernando Carvalho não lançou bravatas, como costumeiramente se faz nas ocasiões. Falou que aquele título era uma das METAS estabelecidas em um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

Quando se fala em METAS, não se trata tão-somente de desejar "ser campeão" de alguma coisa. Para atingi-las é necessário planejar - etapa a etapa - como alcançá-las, tentando antever as ameaças e identificar as oportunidades, estabelecendo como maximizar os pontos fortes e os minimizar os pontos fracos.

O Internacional há alguns anos vem trilhando esse caminho, desde 2002, quando quase foi rebaixado. E vem fazendo boas campanhas no campeonato Brasileiro, revelando bons valores, sem trocas constantes de técnico ao sabor do vento. Isso é planejar.

Que o Flamengo aproveite a oportunidade - a de participar da próxima Libertadores - para realmente pensar a médio e longo prazo como conduzir o clube às grandes conquistas, sem cair na tentação de demolir tudo ao primeiro revés. Planejar também é conhecer os riscos (e a derrota é um deles) e saber corrigir o rumo, sem jogar no lixo todo o trabalho estrutural.

Flamengo Net

Comentários