sexta-feira, 4 de agosto de 2006



Nem tão sagrado assim



Olhem, eu gostei da nova camisa do Flamengo, pelo que vi nas fotos. (Da rubro-negra, ao menos; a branca eu não gosto e ainda sonho com o dia em que o modelo com as mangas listradas será resuscitado.) Mas vejam que o Manto Sagrado acabou se tornando, hoje em dia, um verdadeiro portfolio da estatal que (não) nos paga o sustento; temos hoje a logo da empresa, colorida, no peito; "Cartões Petrobras" na barriga; "Lubrax" em uma manga; e "Gasolina Podium" em outra. Isso fora o que tiver nas costas, que ainda não vi - provavelmente mantiveram a inscrição "Petrobras" acima do número. Temos ainda patrocínio deles no calção e até no meião.


Beleza, precisamos da grana. Acho que já está havendo um certo exagero nisso aí, mas dá pra compreender (o que não dá pra compreender é essa infinidade de marcas ser de uma empresa que não pode nos pagar, mas isso é outro assunto, do qual já devo ter falado aqui trocentas vezes). Mas, ao ver todo esse desespero para conseguir arrancar uns trocadinhos a mais do patrocinador, me dá mais tristeza ainda pelo Flamengo não aproveitar o seu gigantesco potencial para conseguir atrair recursos de outras maneiras.

De verdade, até que já melhorou. A parceria com a Nova Schin - que nos rende o quê? 150 mil por mês fora o milhão inicial, é isso? Já esqueci, mas é por aí - é um exemplo de boa idéia que era bem mais rara até há um tempo atrás.

Mas o negócio é que ontem assisti na televisão uma matéria falando do Inter, na véspera da sua partida pela semi-final da Libertadores. E eles estavam comemorando a adesão do seu sócio de número 40 mil.

QUARENTA MIL. Do Internacional de Porto Alegre, um grande clube, ok, mas de uma cidade bem menor, com uma torcida infinitamente menor, com um potencial de mídia estupidamente menor, enfim, tudo menor.

E eles faturam com isso UM MILHÃO POR MÊS. Fixos. Sem bloqueios e sem ter que colocar nenhuma logomarca a mais no uniforme pra isso. E, inclusive, ainda serve pra fidelizar estes torcedores, que por terem privilégios vão mais ao estádio e dão ainda mais renda comprando ingresso.
Até quando, meu Deus, o Flamengo vai continuar reclamando de falta de grana enquanto permanece deixando praticamente intocada a sua maior e mais óbvia fonte de recursos - a torcida?

Não precisa pensar muito nem ter nenhuma idéia super-original. Copiem de quem faz.

* * * *

Ano que vem estaremos na Libertadores. A exposição do clube, que já é grande, vai ser maior ainda. A torcida empolgada, a mídia em cima. Espero que já estejam pensando em como aproveitar isso.

Na boa, se 2007 for mais um ano passando perrengue em tribunal pra receber dinheiro de estatal, vai ser demais.

Flamengo Net

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