sábado, 17 de junho de 2006

Tributo a rubro-negro típico













Veja entrevista exclusiva concedida por Bussunda em 10/05/2002 à Flamengo NET, feita por Juan Saavedra:

Flamengo NET: É verdade que você quase virou torcedor do Botafogo? Se assim fosse, como teria sido um Bussunda alvinegro ( 21 anos na fila, sem ganhar títulos...)?
Bussunda: É verdade, escapei por pouco. Eu tinha um tio botafoguense que me deu um uniforme completo. Como meu pai era América, não ligou muito. Mas aí fui num Fla x Flu no Maraca, me arrepiei com a torcida e com a atuação do Fio Maravilha e, graças a Deus, virei Mengão até morrer.

Flamengo NET: Você conheceu o Fio Maravilha pessoalmente?
Bussunda: Não. Nunca conheci o Fio e fiquei muito decepcionado com o processo que ele moveu contra o Jorge Benjor. Mas serei eternamente agradecido por ele ter me ajudado a ser rubro-negro.

Flamengo NET: Contra todos os prognósticos, inclusive seu, o Flamengo só deu desgosto à torcida depois da conquista da Copa dos Campeões. Quem está por trás desse fracasso?

Bussunda: A quadrilha que tomou conta da Gávea, que sumiu com a grana da ISL, que entregou os passes de nossos jogadores de graça para empresários e que é incapaz de administrar até time de pelada.

Flamengo NET: Lula Pereira no Flamengo. Dá para esperar algo dele?

Bussunda: Não dá para esperar nada de ninguém enquanto o presidente estiver fugindo da polícia.

Flamengo NET: Os presidentes dos clubes cariocas anunciaram na última semana uma aliança. Romperam com a Liga e serão fiéis à CBF e ao Caixa D'Água. Qual sua opinião sobre o fato?

Bussunda: É o famoso abraço do afogado. Um abraça o outro e todos vão para o fundo juntinhos.

Flamengo NET: Quem você gostaria de ver vestindo a camisa do Fla? E bem longe da Gávea?Bussunda: Com a camisa do Mengão, Romário e os Ronaldinhos. Sem ela, Maurinho, Valnei e Leandro Machado.

Flamengo NET: O nome de Zico é ventilado por muitos como a solução para tirar o Flamengo do caos. Você concorda?

Bussunda: Claro. O Flamengo continua sendo a maior marca do Brasil e um nome com a credibilidade do Galinho tiraria o clube do buraco em pouco tempo.

Flamengo NET: Há quem reclame o fato de o Flamengo não ter estádio próprio em condições de receber jogos de médio público. Você vê isso como um problema ou acredita que a casa do clube é mesmo o Maracanã?

Bussunda: Acho que o Flamengo deve ter um estádio. Mais do que isso, o Flamengo deve ter uma estação de televisão. Como deve ter centenas de lojas espalhadas por aí. Mas o diabo é que, por enquanto, o Flamengo só deve...

Flamengo NET: O colunista Bussunda é um dos maiores defensores da convocação do Baixinho para a Copa do Mundo. No seu time, Romário (aos 36 anos) e Ronaldo (ainda longe da melhor condição física e técnica) formam a dupla de ataque ideal da Seleção Brasileira?

Bussunda: Romário com 50 anos e o Ronaldinho de muletas são muito melhores do que Luizão, Euller, Jardel, Washington e outras malas que já foram convocadas.

Flamengo NET: Há especulações sobre a volta de Romário ao Flamengo. Como tudo que envolve o goleador, há muita controvérsia. Num clube endividado como o Fla, Romário vale o custo-benefício?

Bussunda: Ídolos como Romário, Zico e Júnior nunca são caros. Aumentam as cotas do clube para amistosos, vendem mais camisas e levam seus clubes a bons resultados. Na ponta do lápis, quem lucra é o clube, eles praticamente pagam para jogar.

Flamengo NET: Em 1999, durante um papo com Romário no Casseta e Planeta, uma brincadeira provocou ira na diretoria e torcida do Flu, que protestaram contra uma camiseta que ironizava: "Não use droga. Não torça pelo Fluminense". Logo depois, num clássico com o Flamengo, a torcida tricolor se aproximou de um camarote vip do Maracanã para hostilizá-lo. "Hei, Bussunda, vai tomar no c...", era mais ou menos o que se gritava. Na época, como você reagiu ao fato? Recebeu alguma ameaça? Tomou alguma precaução? Ainda percebe alguma animosidade dos tricolores?

Bussunda: Recebi muitas ameaças, mas por pouco tempo. Os tricolores tiveram dificuldade de entender que a piada só existia porque seu time caiu para a terceira divisão. Não foi o Casseta & Planeta que transformou o Flu em motivo de piada, foram seus próprios dirigentes. Mas hoje ninguém mais me enche o saco com isso.

Flamengo NET: A imprensa reacendeu recentemente uma velha polêmica, quando Romário estava prestes a superar a marca de Zico em número de gols. O que pensa dessa comparação?

Bussunda: Não há comparação possível. Romário é o melhor matador do futebol brasileiro em todos os tempos. Mas Zico era um jogador muito mais completo e fez quase tantos gols quanto o Baixinho, sem jogar enfiado lá na frente. O fato é que os dois são gênios, cada qual em seu tempo.

Flamengo NET: Na Copa do Mundo, quais jogadores serão capazes de desequilibrar a partida?

Bussunda: Zidane, Verón, os dois Ronaldos, Raul, Figo e Michael Owen. Ah, e o Roque Junior! Vai desequilibrar contra nós.

Flamengo NET: Uma seqüência top five. Para você, quais as cinco vitórias mais emocionantes do Flamengo?

Bussunda: 1) O troco dos 6 a 0 no Botafogo; 2) O título mundial em cima do Liverpool; 3) O Fla 1 x 0 Vasco de 77, com gol de cabeça de Rondinelli, Deus da Raça; 4) O tri com gol do Pet; 5) O 3 a 2 no Galo, com gol do Nunes no finzinho.

Flamengo NET: E os cinco gols mais bonitos?

Bussunda: Não tenho essa memória toda, mas, com certeza, foram quatro do Zico (de falta ou driblando todo mundo) e um do Romário dando o elástico no Amaral do Corinthians.

Flamengo NET: E as cinco derrotas que você preferia esquecer?

Bussunda: Já esqueci.

Flamengo NET: Os cinco melhores jogadores que você teve chance de ver vestir o manto sagrado?

Bussunda: Zico, Romário, Júnior, Adílio e Doval.

Flamengo NET: E os cinco pernas-de-pau que desonraram a camisa?Bussunda: Marciano, Beijoca, Luis Florêncio, Charles Guerreiro e Delacir. Como a pergunta foi feita no passado, deixei de fora os que estão desonrando no momento...

Flamengo NET: O cronista Sandro Moreyra sempre escrevia causos sobre jogadores folclóricos. No Flamengo, o alvo predileto era o Peu. Você lembra de alguma história engraçada de outro atleta rubro-negro?

Bussunda: Raul Plasman me contou que no primeiro jogo da final do campeonato brasileiro contra o Atlético Mineiro, lá no Mineirão, os mineiros lotaram dois jogadores em cima do Leandro par evitar que ele fizesse a saída de bola. Raul dizia que bastava ele pegar a bola que Leandro começava a gritar e gesticular, pedindo a redonda. Como ele estava marcado e, do outro lado, havia a opção nada desprezível de sair jogando com Júnior, ele optava por sair pela esquerda. Conforme o jogo ia passando, mais alto gritava o Leandro e os xingamentos iam ficando mais pesados. Até que o goleirão perdeu a paciência e mandou um chutão na direção de Leandro, que continuava com dois jogadores a marcá-lo. Leandro matou a bola, com um toque tirou do Éder, com outro escapou do Reinaldo e num passe de 50 metros achou o Zico lá na frente. Depois virou na direção do gol e, balançando o saco, gritou: "Se fudeu, babaca!".

Flamengo NET: Existem muitas piadas de futebol (de clube contra clube). Qual a mais divertida que você conhece?

Bussunda: A mais engraçada é aquela da pesquisa que foi feita para saber qual era o clube que tinha sido mais vezes vice-campeão e o Vasco ficou em segundo lugar. Não sei por que, eu acho isso muito engraçado...

Flamengo NET: Uma vez você escreveu que "A inveja é uma merda, mas a defesa do Flamengo é pior". É duro fazer graça com a própria desgraça?

Bussunda: Não. Duro é torcer pra time ruim.

Flamengo NET: Para terminar: sexo é bom mas ser Penta, com a seleção do Pré-Scolari, será ainda melhor?

Bussunda: Com certeza. Ser Penta seria bom demais! Até com gol de Roque Junior, de canela, em cruzamento do Émerson! Se for pra sonhar, vamos sonhar de verdade!

Flamengo Net

Comentários