terça-feira, 16 de agosto de 2005

O AA do Flamengo

Foram 10 derrotas em 20 jogos. Um retrospecto que será muito difícil alcançar pelo novo técnico. E bastou a "retranqueirice" de Roth irritar a diretoria para ele ser demitido, e assim - apesar de nada existir para animar - deixar a torcida com os cabelos menos arrepiados.
- E aí, quem vem?
- Ah, acho que o Tite.
- Não, o Gallo tá na corda bamba no Santos, pode ser ele.
- E o Waldemar?? Ele foi bem quando treinou o time, mesmo que "interinamente".

Como é de praxe, o tradicional festival de factóides plantados por empresários, dirigentes, e why not, jornalistas. Um sem número de milagreiros sendo oferecidos, até o momento em que resolveram olhar para dentro do clube.

Andrade e Adílio foram 2 dos mais geniais jogadores que vi jogar. Andrade parecia um lorde carregando a bola. Marcava, desarmava, passava, ditava o ritmo do jogo. Nos momentos de dificuldade, quando Zico pegava a bola e colocava embaixo do braço, era pra Andrade o primeiro passe. Com aquele ar de "não estou nem aí", Andrade arrumava a casa, e consequentemente partíamos para as grandes vitórias. Foi o autor de um dos gols mais emocionantes e bonitos que vi. 42 do segundo tempo, 15 de novembro de 81. Preciso falar o resto?
Adílio era o homem do meio centímetro quadrado. Criou dribles como o "Deixa eu ver seu número!" Também realizou jogadas geniais. Fez um dos gols contra o Liverpool em nossa maior conquista. Teve uma vida no Flamengo, e depois de ajudar Zico no CFZ, voltou para casa.
São as melhores opções para o Flamengo? Não sei. Mas eles tem uma coisa que treinador nenhum no mundo imagina ter: eles sabem o que é ser Flamengo, o que é jogar no Flamengo, conhecem todos os buracos do campo, todos os pregos das paredes do vestiário da Gávea.
Acredito que hoje precisamos de alguém com a cara do time. Alguém que entenda o que a torcida quer. Técnico que não brinque com a nossa tradição de ofensividade nos impondo sistemas como 4-5-1, 3-5-2, etc. Pode até ser que Andrade atue dessa forma quando encarar times fora de casa. Mas ele sabe bem que - dentro de casa - a pressão SEMPRE tem que ser nossa.
Espero que ele coloque essa molecada pra treinar fundamento. Que Adílio treine dribles, jogadinhas combinadas, que traga de volta a alegria ao nosso time, ao nosso futebol. E que Andrade - com a sua calma - dê a tranquilidade que o elenco precisa pra sair dessa.
Ter o PPV é bom para saber como nossos adversários jogam, e também para saber que tirando um ou outro elenco, está tudo nivelado por baixo. Fácil não é. Se fosse, seríamos campeões todo ano. Mas é possível sim dar uma virada, sair dessa situação e parar de uma vez por todas com essa história de freguesia de times paranaenses, de tomar pancadas das Ponte Pretas da vida, entre outras situações desagradáveis.
Sorte a Andrade e Adílio.
Que São Judas Tadeu os proteja.

Flamengo Net

Comentários