domingo, 28 de agosto de 2005

Clube S.A. ou Empresário F. C. ?

Estava há algumas semanas pensando em escrever esse texto, quando na terça-feira passada (23/08), li isto no Lancenet:
"Promissória assinada pelo Fla é paga por empresário

LANCEPRESS!
O empresário do meia do Flamengo Diego Souza, Eduardo Uram, pagou R$ 520 mil relativos a uma nota promissória assinada pelo Flamengo e que vencia segunda-feira.A quantia era relativa à diferença de câmbio da negociação do jogador para o Benfica (...). O clube não tinha dinheiro para pagar a nota e, como Uram era o avalista, se ele não pagasse poderia perder a sua condição de agente Fifa."
Há alguns meses atrás, no EsporTVisão, da TVE-Rio, Márcio Braga falou com todas as letras, quando o time já rondava a zona do rebaixamento: "- Não tem jeito. O time é esse aí..."
Quantas vezes a torcida reclamou dessa ou daquela contratação? Da passividade do Presidente? Da inoperância e incompetência da diretoria em contratar? Das panelinhas de jogadores? Da novela Petrobras?
Graças a Deus, não sou jornalista, como o Juan ou outros colegas do blog. Sou apenas mais um torcedor. Portanto, posso fazer minhas ilações, sem ser leviano, e expor minhas desconfianças. Desconfianças sim, pois pode ser só uma cisma. Não tenho provas, mas é isso que acho.
Com Júnior como diretor técnico, espanou-se os empresários da Gávea. Começaram as dificuldades de contratar. Saindo Júnior, Biscotto anunciou as portas abertas da Gávea para os empresários que quisessem "colaborar" com o Flamengo.
Uram, por já dominar boa parte do elenco, deve ter sido o primeiro a aparecer:
Imagino um diálogo mais ou menos assim:
Flamengo: - Olha só, o negócio é o seguinte: não temos grana. A Petrobras não deve nem nos pagar esse ano. Faz o seguinte: o time é seu. Traz quem você quiser, tira ou negocia quem você quiser. Na hora que você quiser. O Flamengo é sua vitrine.
Empresário: - Assim? Mole? Vocês não vão se intrometer em nenhuma contratação? E se a torcida reclamar?
Fla: - Veja só: nós não temos grana. Até os salários dos caras que você trouxer, vai ter que pagar! Por isso que você é quem vai escolher e decidir. Traz jogador no ostracismo, esquecido ou que você queira lançar ou relançar no mercado. O Flamengo é só fachada. Agora, junto à torcida, o risco é nosso: Absorveremos as críticas e não vamos desvalorizar seu ativo de forma alguma. Se for insustentável , falamos com você, para ver se arranja um lugar pro cara ir. A gente cogita uns nomes mirabolantes para aplacar a ira da galera, enquanto você negocia... O que você acha?
Empresário: - Hummmm... Me dá um tempo pra pensar...
O que será que eu bebi no dia que eu pensei nisso?
***
Como eu sou ingênuo... Eu assisti Fla 6 x 2 Cruzeiro no fim da temporada passada. O Cruzeiro, desinteressado, dava alguns sustos. O Fla venceu, mas não convenceu. Andrade substituiu mal e ainda atendeu à torcida, colocando o Athirson, "lata-da-casa" que tumultuou o ambiente nos dias anteriores à partida, só para cagar na cabeça do clube...
Posso estar enganado, mas o Andrade não vai resolver. Segundo minha teoria acima, a diretoria NÃO VAI RESOLVER. "Não tem jeito. O time é esse aí..." (sic) Corre-se o risco até de voltar o André Gomes, Anderson Cocô e Cia...
O time é ruim, acham que jogam pra K7, a ponto de sabotar esquema tático e ganhar quando quiser... Mas eles, além de burros, são RUINS... De todos os anos, acho que o Flamengo nunca esteve tão arriscado de cair. Problema anunciado desde o início do ano.
O tempo irá dizer quem tem a razão. Uma coisa é certa: hoje, o intinerário dela passa longe da Gávea.
***
Alvaro Sant'Anna é engenheiro e costumava escrever com uma certa freqüência para o blog. Mas esse time corta qualquer inspiração.

Flamengo Net

Comentários