Zico, no "Espaço Aberto", da GloboNews
Ontem, o Zico foi entrevistado pelo Tadeu Schmidt, no programa Espaço Aberto da GloboNews.
Entre as muitas coisas que falou no pouco tempo do programa, disse que recebe nas ruas apelos dos torcedores pedindo para fazer algo para tirar o Flamengo dessa situação, mas que não pode embarcar em uma candidatura à presidência do Flamengo sem que haja um planejamento muito sólido - falou isso por conhecer bem o clube.
Falou da experiência como treinador do Japão (que, por ele, será a última) e que não tem nada planejado para depois da Copa.
Sobre a falta de treinamento dos fundamentos por parte dos jogadores, disse que ele ficou marcado por treinar cobranças de falta após o horário, mas que não fazia só isso. Treinava cruzamento, finalização, cabeceio...
Ele meio que culpou a preparação física atual para que o jogador não aprimore fundamentos após o horário. A comissão técnica fica preocupada em não desgastar o jogador além do estipulado. Mas que tem que haver diálogo entre jogador e comissão técnica.
Deu exemplos de jogadores da seleção japonesa que gostam de praticar após o treinamento coletivo. Como ele raciocina, nos casos em que há limitação de horário para utilização de campos, ele reduz em 10 minutos o trabalho com os jogadores e libera no final para esses jogadores praticarem.
Então: laterais do Flamengo, que tal pegar a redondinha e começar a treinar cruzamentos? Pode ser até que algum atacante ajude e treine finalização, cabeceio junto com você.
Atacantes, meio-campo, zagueiros podem treinar cobranças de falta (até goleiros. Por que não?), chutes de fora da área, jogadas de habilidade (alguém lembra dos dribles do Julio "Uri Geller" Cesar?) - aqui é melhor deixar os zagueiros de fora (já andam dando pixotadas demais)
Jogadas ensaiadas nos treinos táticos podem ser repetidas e tudo isso só valoriza o jogador, que apresenta um rendimento melhor.
Outras coisas:
Pensei que, já que o Roth é especialista em sistema defesivo, poderíamos ter um treinador de ataque (tal qual no volei ou no basquete). Ensaiar jogadas, treinar situações de jogo, fundamentos etc, etc...
Mais uma: para quem defendia a volta do F.Eller, ele está fazendo agora o mesmo que fez ano passado. Foi campeão carioca, vice da Copa do Brasil e largou o time para jogar no futebol turco. Pode ser que no início do carioca do ano que vem ele retorne ao Rio...
Mais outra:
Na Rádio CBN deu que o Donnet não deve vir para o Flamengo porque a esposa teme a violência do Rio (a estória se repete!)

|