Fora Roth!
Sei que muitos não vão concordar comigo. Vão dizer que essa atitude é a velha mania do futebol brasileiro. Vão dizer que a culpa não é do técnico, que o grupo de jogadores é fraco, que há panelinha, que há falta de categoria e falta de peças. Tudo isso, diga-se de passagem, não deixa de ser a mais pura verdade. Nosso time é fraco sim, e há peças no elenco que convenhamos, não dão nem pra jogar pelada no fim de semana se o seu time da rua for um pouco mais sério. A crise financeira que o nosso clube passa há vários anos naturalmente vem afetando a capacidade de formação de um time mais competitivo e com reais chances de disputar títulos de real importância. Tudo isso é sabido. O resultado é que o atual time do Flamengo não é digno das nossas tradições. Ponto.
Ainda assim, dentro do atual campeonato brasileiro, não é para a gente estar na posição que está. O fato é, que se compararmos o time do Flamengo com os demais times do Brasil, tirando-se um punhado de exceções, dá perfeitamente para afirmar que o nosso time não é muito diferente deles todos, tecnicamente falando. Peguemos a Ponte Preta, como exemplo, que está perto do topo da tabela. O Juventude mesmo. O Brasiliense. E essa lista cresce rapidamente se formos analisando time a time. O que acontece é que muitos deles, mesmo sem jogadores de expressão, têm times apenas arrumadinhos, e jogam de acordo com suas características. Tem os mais fechadinhos, que jogam duro atrás, todos marcam, todos correm, e partem certeiros nos poucos contra-ataques que conseguem. Há muitos desses. Estão todos na nossa frente. Tem os que jogam um pouco mais abertos, tomam muitos gols, tem defesas muito vazadas, mas também ataques mais rápidos, mais eficientes, jogadores de meio com maior presença no ataque. Em sua grande maioria, também estão na nosssa frente. Estratagemas criados por seus técnicos para tirarem de seus times o que eles têm de melhor.
E a gente? Onde nós nos encaixamos? Qual o padrão tático do nosso time? Que opção nosso treinador criou para esse time limitado jogar? (ok, o time é limitado, mas se estiver jogando contra outro time limitado, o jogo tem que ser de igual pra igual, não é?). Já cansei de ver erros crassos do nosso treinador. Substituições totalmente estapafúrdias, insistência em jogadores que não têm mais condição de vestir a camisa do Flamengo, a total inexistência de um padrão tático, nem de opções para situações adversas, falta total de jogadas ensaiadas, e por aí vai. Me respondam, o que o Celso Roth está fazendo lá? Afinal de contas, para ficar lá sentado, olhando, somente mandando o time bater pra parar as jogadas, e dizendo que o time é fraco e que não dá pra fazer mais do que isso, que se deixe outro tentar.
Não será trocando o treinador que seremos campeões brasileiros, eu sei. Mas ter um time um pouco mais competitivo, brigando de igual pra igual com a maioria dos times do campeonato, isso a gente pode exigir, mesmo com o plantel (fraco) que a gente possui.
Pra mim chega! Não dá mais pra aturar...
Fora Roth!
sexta-feira, 22 de julho de 2005
Assinar:
Comment Feed (RSS)
Flamengo Net
Comentários

|